Cartão de Crédito com vencimento no Sábado, Domingo ou Feriado

Os cartões de crédito foram criados para serem “soluções financeiras” no entanto as vezes acabam se transformando em vilões do consumo. Hoje iremos falar sobre um problema muito comum e que afeta muitos usuários de cartões de crédito que é a cobrança de juros e multa em cartões com vencimento no final de semana e no feriado. Para entender melhor, vamos imaginar que o seu cartão cai no dia 10 e justamente esse dia cai em um sábado, domingo ou feriado, conheça seus direitos nesse caso.



O Código de Defesa do Consumidor determina que caso a fatura caia em um sábado, domingo ou feriado o pagamento poderá ser efetuado no dia útil subsequente a data do vencimento. Então se isso acontecer com você e a administradora lhe enviar cobranças com juros e multa saiba que você tem o direito a devolução do dinheiro que foi cobrado indevidamente pela administradora.


Esses problemas aparecem com frequência em feriados municipais e estaduais, na maioria desses casos é preciso entrar em contato com a administradora para informar que na data do vencimento era feriado local, portanto o pagamento foi pago no dia útil subsequente a data do vencimento. Mas hoje em dia as maiorias administradoras de cartões e bancos estão preparadas para os vencimentos nessas datas, no entanto ainda é muito comum aparecerem problemas como esse.


O aposentado José Euclides de Lima conta que no feriado de aniversário da cidade que caiu em uma segunda feira só pode efetuar o pagamento na terça que foi a data em que os bancos reabriram, para a sua surpresa na fatura seguinte ele recebeu uma fatura cobrando juros e multa. Foi preciso entrar em contato com a administradora para que o problema fosse resolvido, afirma.


Mas como toda regra tem uma exceção, os cartões que podem ser pagos em lojas e estas abrem nos finais de semana e feriados poderão cobrar juros e encargos por atraso caso o pagamento não seja efetuado na data correta.

Para evitar problemas como esse muita gente acaba pagamento a fatura no dia útil antes do vencimento. Mas se você não puder pagar a fatura porque é Sábado, Domingo ou Feriado saiba que o pagamento poderá ser efetuado no dia útil subsequente, se tiver problemas com a administradora, entre em contato com o Procon, a mesma regra vale para contas de consumo e outros pagamentos que devem ser realizados pela Rede Bancária.

0 comentários:
Postar um comentário