Não recebi a fatura do cartão de crédito, o Banco pode cobrar juros?

É muito comum recebemos aqui no blog comentários de clientes insatisfeitos com seus cartões de crédito, uma das principais reclamações é o não recebimento da fatura até a data do vencimento e posteriormente uma cobrança de multa e juros por ter pago a fatura após a data de vencimento. Pois bem, os juros cobrados pelas Administradoras de cartões de crédito são assustadores, podendo inclusive chegar a mais de 20% ao mês. Muitas pessoas alegam o atraso pelo não recebimento da fatura, com isso na fatura seguinte acabam recebendo a cobrança com encargos de juros e multa decorrente do atraso.



As administradoras de cartões de crédito são obrigadas a oferecerem outras opções para que os consumidores possam fazer o pagamento da fatura caso não receba via correios, os mais comuns são: Segunda via de fatura pela internet, código de barras fornecido pela Central de Atendimento do Banco, pagamento diretamente em uma agência do banco com o cartão, depósito identificado ou débito automático. Todos os bancos oferecem pelo menos uma dessas opções como alternativa para pagamento.


Então conclui-se que se o cliente não pagar a fatura até a data do vencimento, na fatura seguinte o consumidor terá que arcar com os juros e multa decorrentes do atraso de pagamento, pois o banco oferece várias opções para que o cliente não atrase o pagamento do cartão, então os juros cobrados por atraso é legal. A única situação que o banco não poderá cobrar juros ou multa é quando ele não oferece outra opção para pagamento ou emissão de 2ª via ou essas opções estão inacessíveis ao consumidor.


Débito Automático 
Se você tem conta em banco que tal colocar a sua fatura em débito automático? Com esse serviço na data exata do vencimento do cartão o valor é descontado de sua conta bancária se tiver fundos para pagamento integral ou mínimo. A maioria dos bancos oferecem esse serviço, o lado ruim é que muitas instituições só liberam o serviço para quem tem conta no mesmo banco do emissor do cartão. Entre em contato com o seu banco e verifique a possibilidade de cadastro no serviço.


Fatura por e-mail 
Se você já está familiarizado com o uso da internet e do e-mail, poderá estar mudando a opção de recebimento da fatura, ao invés de receber pelos Correios você pode optar pelo formato eletrônico da fatura e boleto para pagamento. Assim você recebe assim que a fatura estiver fechada e pode consultar sua fatura de qualquer lugar.


Não recebi a fatura o que fazer? 
Se você não receber a fatura entre em contato com a central de atendimento antes da data de vencimento. Algumas administradoras costumam prolongar a data do vencimento caso o cliente entre em contato antes com a administradora e alegue não ter recebido a fatura e não consiga acesso por outro método como código de barras, e-mail ou pessoalmente no banco. É importante reclamar antes do vencimento pois depois que passar do vencimento e os juros e multa forem lançados dificilmente a Administrado do Cartão irá estornar os juros.

Um comentário:

  1. sempre recebo contas atrasas, a solucao foi mudar tudo pra receber no email.

    ResponderExcluir