Cartão de Débito e Crédito - Qual a diferença?

O meio de pagamento preferido dos brasileiros é o Cartão, seja ele de Crédito ou de Débito, ambos tem superado o número de transações efetuadas em dinheiro em muitos estabelecimentos. Antes de passar o cartão em algum estabelecimento é comum você ouvir está frase: “É crédito ou débito?” muita gente faz confusão achando que todo cartão é de crédito e outros pensam que cartão de débito significa que vai debitar a compra, quando na verdade esta definição é mais ampla. Diariamente recebemos em nosso blog perguntas relacionadas a cartão de crédito, a mais frequente delas é: “Como saber se meu cartão é crédito ou débito?”, “Posso parcelar do meu cartão de débito?” entre outras perguntas. Pensando nesse público o OficialBlog decidiu elaborar uma matéria explicando a definição e conceito de um Cartão de Débito e de Crédito, tentaremos abordar o assunto da forma mais simples possível para que não reste dúvidas.



O QUE É CARTÃO DE CRÉDITO

Cartão de Crédito é um cartão que oferece ao consumidor um limite para compras, esse limite é como se fosse um empréstimo, pois o consumidor não tem aquele dinheiro, porém ele tem disponível para utilização. Na data do vencimento o consumidor recebe uma fatura para pagamento das compras realizadas no mês.

Então o Cartão de Crédito é um dinheiro que o banco empresta para você efetuar compras, a grande vantagem é que ele é aceito em milhares de estabelecimentos no Brasil e no Exterior e você pode fazer o parcelamento de suas compras sem juros, já tem estabelecimento que oferece opção de pagamento em até 18 vezes sem juros (o mais comum é em até 12 vezes).

O que é limite de crédito

É um valor disponibilizado pelo banco depois de realizada uma análise financeira e de risco, esse valor serve tanto para compras a vista, quanto parceladas. Por exemplo: se o seu cartão tem limite de R$500,00 você pode gastar no máximo R$500,00 independente se a compra vai ser realizada a vista ou parcelada, o valor total da compra nunca poderá ultrapassar esse valor. Caso contrário muito provavelmente seu cartão será recusado pela administradora.

O QUE É CARTÃO DE DÉBITO

Este tipo de cartão normalmente está associado a uma conta bancária (conta corrente ou poupança), neste tipo de cartão não existe limite e você só pode gastar aquilo que estiver disponível na sua conta. Também não há a opção de parcelamento, pois é como se as transações fossem realizadas em dinheiro, no momento que você passa o cartão o valor é debitado na hora da sua conta.

Posso passar o cartão de débito sem dinheiro na conta?

Se a sua conta for corrente e você tiver um limite de cheque especial, o saldo da conta ficará negativo se você passar um valor maior do que o dinheiro disponível em conta. No entanto tome cuidado com este tipo de transação pois os juros são muito altos, podendo chegar a mais de 10% ao mês.

 

Posso fazer um parcelamento no Cartão de Débito?

Não, o cartão de débito só serve para compras à vista, sendo assim não é possível utilizar a opção parcelamento, pois o cartão não é de crédito e o valor que pode ser utilizado é baseado no saldo disponível em sua conta (dinheiro na conta).

O QUE É CARTÃO MULTIPLO?

O Cartão Multiplo é aquele que tem as duas funções Crédito + Débito, você deve escolher o tipo de operação que deseja realizar no momento da compra.

Espero que tenha ficado claro a diferença entre Cartão de Crédito e Cartão de Débito, se tiver alguma dúvida, comente abaixo que responderemos.

0 comentários:
Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.