Cartão do SUS pré-cadastro pela internet e consulta pelo nome

O Cartão SUS (Sistema Único de Saúde) é um documento muito importante para todos aqueles que dependem da saúde pública do Brasil, e também para quem tem plano de saúde, pois alguns já solicitam o cadastro, bem como planos de saúde. Se você ainda não fez o seu cartão, saiba que a solicitação é gratuita, com ele você obtêm acesso a vários serviços oferecidos pela Secretária da Saúde do seu município e pode até conseguir medicamentos de graça, bem como a internação em leitos públicos. O cadastro no SUS também é necessário para diminuir as fraudes no Sistema Único de Saúde, recentemente o pré-cadastro e a consulta de cartão foi disponibilizado pela internet.


Como solicitar o cartão

Para fazer o seu cartão do SUS, é necessário comparecer a um Posto de Saúde (postinho), hospital público, ou postos de atendimento aptos a emitir o cartão. Consulte a Secretária de Saúde do seu município para saber em quais locais o cadastro está sendo aceito. Normalmente qualquer posto de saúde faz o cartão, o número é gerado na hora para o paciente.

Documentos Necessários


  • Documento de Identificação (RG ou CNH);
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Comprovante de Endereço (conta de água, luz, telefone, etc);
  • Formulário do SUS preenchido (entregue para preenchimento no ato da solicitação);


Fazer o Cartão do SUS pela internet

O cartão do SUS antes era feito apenas pessoalmente nas unidades básicas de saúde (UBS), no entanto agora já é possível fazer o pré-cadastro através do Portal Cidadão do Ministério da Saúde. O serviço também possibilita a consulta de dados através do CNS (Cartão Nacional de Saúde). O pré-cadastro pela internet do Cartão do SUS tem como objetivo agilizar o atendimento ao cidadão.

Fizemos um teste aqui com o novo sistema, e foi possível verificar se o cartão era válido, apareceu o nome completo, data de nascimento.

Consultas

Pelo Portal do Cidadão também é possível consultar o número do cartão do SUS apenas pelo nome, para isso basta selecionar a opção “Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde por nome” e seguir as instruções de cosulta.

Quem perdeu o cartão do SUS, pode procurar um Posto de Saúde para emitir uma segunda via do documento, basta levar: RG, CPF e Comprovante de Endereço. Tanto a primeira quanto a segunda via é gratuita e disponível para toda a população.

O cartão é impresso na hora, em Boa Vista começou-se emitir o Cartão do SUS no formato de um cartão magnético, futuramente todos os cartões do Sistema Nacional de Saúde deveram ser nesse formato, além de dar mais durabilidade ao documento, ele também servirá como formato padrão. O número do cartão não mudará, e poderá ser utilizado do mesmo modo.

0 comentários:
Postar um comentário