Cartão do Cidadão - Como solicitar

O Cartão do Cidadão é emitido pela Caixa Econômica Federal, sendo um importante instrumento para o trabalhador e ao cidadão, pois ele permite a consulta, transações e saques de benefícios trabalhistas e de programas sociais do governo. Se você ainda não solicitou o seu, saiba que ele é gratuito e pode ser solicitado por telefone, no momento a solicitação do Cartão do Cidadão através da internet não está disponível, portanto o pedido do cartão deve ser feito pelo telefone ou ainda pessoalmente em uma agência bancária da Caixa.


O envio será feito por Correios para o seu endereço fornecido no momento da solicitação. Se preferir você também pode optar por recebê-lo diretamente em uma agência da Caixa caso não possa deixar ninguém no endereço para assinar o recebimento do cartão.

Como solicitar

A solicitação do Cartão do Cidadão pode ser feita pelo telefone 0800-726-0101, você precisará informar o número do seu PIS, NIS ou PASEP, CPF, RG e endereço com o CEP (Código de Endereçamento Postal). O cartão normalmente é entregue em até 15 dias úteis no seu endereço ou na agência da Caixa escolhida por você. A solicitação pelo telefone só poder ser feita pelos usuários que estejam com seus dados atualizados junto a Caixa Econômica Federal, se a sua informação estiver desatualizada, a solicitação só poderá ser feita diretamente em uma agência da Caixa.

Desbloqueio do Cartão do Cidadão

Para a sua segurança o cartão é enviado bloqueado, sendo necessário efetuar o desbloqueio e cadastramento de uma senha em uma Agência da Caixa Econômica Federal (CEF) ou ainda em uma Casa Lotérica, mediante ao preenchimento de um formulário específico de autorização. Após cadastrar sua senha você já poderá consultar seu saldo do FGTS, PIS, Abono, realizar saques, tirar extrato, entre outros serviços.

Como solicitar a segunda via

Se você perdeu seu cartão, ligue para o telefone 0800-726-0101 para efetuar o bloqueio e fazer o pedido de uma 2ª via do cartão. O procedimento é basicamente o mesmo que para solicitar pela primeira vez. A senha cadastrada anteriormente não será mais válida, sendo necessário comparecer novamente em uma agência da Caixa ou Casa Lotérica para efetuar o desbloqueio e criar uma senha.

Caso tenha se esquecido da senha de acesso, compareça a uma agência da Caixa com seus documentos pessoais para efetuar a recuperação.

O cartão foi criado para facilitar a vida dos cidadãos e trazer mais praticidade para o dia a dia.

0 comentários:
Postar um comentário