Cartão de Crédito passou além do limite - Avaliação Emergencial de Crédito

Limite baixo é uma das principais reclamações dos clientes de cartões de crédito, principalmente os clientes de bancos estatais que costumam ter uma política de concessão de crédito mais rigorosa. Hoje em dia com a possibilidade de parcelar as compras em até 12 vezes sem juros o consumidor tem procurado cartões que ofereçam limites maiores ou então acabam por fazer vários cartões de crédito, ter muitos cartões de crédito não é recomendado pois favorece o endividamento acima da capacidade de pagamento. Uma dúvida recebida aqui no blog com muita frequência é com relação ao excesso de limite, afinal algumas administradoras permitem que o cliente utilize o cartão além do limite disponibilizado, no entanto são cobradas taxas de avaliação emergencial de crédito.


Meu cartão passou acima do limite, isso está certo? 

Sim, existe um serviço chamado Avaliação Emergencial de Crédito, se você tiver aceitado o banco pode fazer uma avaliação de emergência no ato da compra caso o valor excede o valor do limite disponibilizado em seu cartão. No geral são cobradas tarifas que variam de R$15,00 a R$50,00 (tarifa de excesso de limite ou avaliação emergencial de crédito). Portanto se você não quer que a compra seja liberada além do limite, deve pedir o cancelamento da função avaliação emergencial de crédito.

Mas é importante lembrar que o serviço Avaliação Emergencial de Crédito não garante que sua compra seja aprovada, ele apenas garante que a administradora fará uma análise para ver se a compra pode ou não ser aprovada de acordo com o perfil de crédito.

Com a função de avaliação emergencial desativada a compra que exceder o limite será recusada automaticamente, não passando por avaliação emergencial de crédito.

A aprovação ou não depende dos critérios utilizados pela administradora, valor da compra, pontualidade no pagamento, renda do titular, entre outros.

Muitos consumidores já criaram o hábito de estourar o limite do Cartão de Crédito todos os meses. O ideal é tentar negociar com a administradora o aumento no limite de crédito para que você não fique pagando a famosa Tarifa de Avaliação Emergencial de Crédito e a Tarifa de Excesso de Limite (cartão estourado).

2 comentários:

  1. Muito obrigada, agora entendi tudo. Veio essa cobrança no meu cartão e eu estava achando que era mais uma taxa de anuidade, mas agora vi que é porque gastei acima do meu limite. :)

    ResponderExcluir
  2. Como faço pra saber se aprovo o limite emergencial de credito????

    ResponderExcluir