Como funciona o Débito Automático

Certamente você já deve ter ouvido falar no serviço de Débito Automático, na matéria de hoje vamos entender como ele funciona e quais são os seus benefícios para o consumidor. Muita gente tem receio em solicitar o cadastramento por achar perigoso permitir ao credor ou prestador de serviço ter o valor descontado automaticamente da sua conta corrente ou do Cartão de Crédito.


O serviço já existe a bastante tempo e foi criado para que o cliente não precise ficar se preocupando com o pagamento de suas contas. O banco ou administradora efetua o pagamento automaticamente na data do vencimento no valor exato da dívida e/ou consumo.

Como funciona

O Débito Automático é um serviço que permite ao cliente cadastrar determinada conta (conta de água, luz, telefone, internet, tv, cartão de crédito, etc) para que o pagamento seja realizado automaticamente pelo banco ou administradora de cartão de crédito. Dessa forma o pagamento é feito utilizando o saldo que você tem disponível na conta ou então o limite do cartão de crédito.


  • Débito (desconto, pagamento) + Automático


O serviço de débito automático na conta corrente é gratuito. No entanto caso o serviço seja utilizado no cartão de crédito poderá haver cobranças e taxas para utilização do serviço.

É importante manter na conta fundos (saldo) suficiente para o pagamento da conta, caso contrário o banco poderá efetuar o pagamento com o seu limite de cheque especial, o que poderá fazer com que você pague juros muito alto, já que o limite é como se fosse um empréstimo já que sua conta está no vermelho (negativo).

Como solicitar o cadastramento

O cadastro no Débito Automático pode ser realizado tanto pelo internet banking do seu banco, quanto pessoalmente nas agências. Algumas empresas prestadoras de serviço também permitem que o próprio cliente informe o número da conta ou número do cartão de crédito para que o débito ocorra.

É importante que o cliente acompanhe periodicamente seu extrato para verificar débitos futuros na sua conta (lançamentos), dessa forma caso constate algum valor incorreto poderá solicitar o bloqueio do pagamento, pelas próprias ferramentas disponibilizadas pelo banco (internet banking, telefone, agências, caixas eletrônicos, etc).

O Débito Automático é ideal para quem não quer ter preocupações para efetuar pagamento de conta em bancos ou com o recebimento da fatura e/ou conta pelos Correios. O cliente ganha mais comodidade e conveniência, podendo se preocupar com outras coisas mais importantes.

Facilite sua vida, cadastre hoje mesmo suas contas de consumo, faturas, etc em Débito Automático. Entre em contato com o seu banco ou administradora de cartão de crédito para mais informações sobre o serviço.

0 comentários:
Postar um comentário