Como fazer o primeiro Cartão de Crédito

Na matéria de hoje o blog vai falar sobre um assunto que interessa a muita gente, ter o primeiro cartão de crédito. Afinal ele é um meio moderno de pagamento e que traz muitas facilidades no dia a dia, como por exemplo a possibilidade de efetuar parcelamento de compras com ou sem juros dependendo das condições de pagamento do estabelecimento. Além disso com um cartão você pode concentrar as suas despesas do mês apenas em uma data de vencimento, facilitando por exemplo a contabilidade, pois você pode escolher uma data de vencimento próximo do seu pagamento. No entanto fazer o primeiro cartão não é nada fácil para muita gente, ter uma proposta recusada pode acabar te desanimando, mas na matéria de hoje daremos várias sugestões para você solicitar um novo cartão de crédito pela internet e também pelo telefone, pois os principais bancos já possibilitam o preenchimento de propostas online.
Confira abaixo dicas e informações importantes para a aquisição de um cartão de crédito, bem como o procedimento das principais administradoras.

Dicas

Antes de falar sobre o procedimento de solicitação de um cartão de crédito dos principais bancos, vamos dar dicas para que sua proposta seja aprovada.

Nome Limpo

Não ter restrições nos órgãos de proteção ao crédito como SPC ou Serasa é uma das principais exigências das administradoras de cartões de crédito no momento da análise. Se você tem o nome limpo, este já é o principal ponto positivo para solicitar um cartão. Caso você tenha restrições no CPF é praticamente impossível fazer um cartão de crédito, pois este é um quesito eliminatório. Você já deve ter visto na internet anúncios de cartões mesmo com o nome sujo, na maioria das vezes são cartões pré-pagos (aquele que você recarrega) e não o de crédito, o que acaba gerando confusão para muitos leitores (leia aqui uma matéria que explica a diferença). Se tiver o nome sujo procure fazer um acordo ou negociação com o credor, pois sem o nome limpo você fica impedido de utilizar vários serviços e produtos financeiros.

Informar dados incorretos

Outro ponto que faz com que muitas propostas sejam recusas é informar dados errados ou incompletos. É muito comum por exemplo as pessoas falarem que ganham determina renda (aumentarem) no momento da solicitação de um cartão pela internet. No entanto isso pode fazer com que a sua proposta seja recusada por divergência cadastral, pois os bancos realizam a análise das informações prestadas. Um exemplo claro, imagine que uma pessoa que ganha um salário mínimo preenche uma proposta informando que seu salário é de R$ 5 mil reais por mês. No momento que o analista for consultar o CPF da pessoa através da ferramente Restituição de Imposto de Renda vai aparecer que a proposta não consulta na base de dados da Receita Federal, portanto o contribuinte é isento e não pode ter a renda que for declarada na proposta, para tirar a prova basta consultar também as restituições dos anos anteriores para ver se o cidadão é declarante. Este tipo de consulta pode ser feito por qualquer pessoa, basta que ela informe o CPF na página da RFB (acesse aqui). Então a dica é procure informar apenas informações verdadeiras para que a proposta não seja recusada por divergência cadastral.

Como solicitar

Agora que você já conferiu duas valiosas dicas na hora de solicitar um cartão de crédito, veja abaixo o procedimento para aquisição de um cartão das principais administradoras e Bancos do país.

Itaucard do Banco Itaú

Solicitar um cartão de crédito Itaucard é um procedimento bem simples, o banco disponibiliza a solicitação pela internet e também por telefone.



O Itaucard emitite cartões em várias bandeiras: Mastecard, Visa e Hiper (nova bandeira nacional).

Bradesco

Para preencher uma proposta do Bradesco é simples e fácil, você deverá acessar o site ou ligar nos telefones abaixo:



As bandeiras emitidas pelo Bradesco são: Visa, Mastercard, ELO e American Express.

Santander Cartões

Não encontramos formulários de solicitação de cartões pela internet no site do Banco Santander. A única forma disponível para solicitar um cartão é através da Central de Venda de cartões que funciona por meio do telefone 0800-770-4080. O Santander é emissor de cartões com as bandeiras: Mastercard e Visa.

Submarino

O site Submarino é um dos principais sites de compras pela internet, ele também possui um cartão de crédito próprio, trata-se do Submarino Mastercard ele é administrado pela Cetelem BGM. A solicitação deve ser feita através do site www.submarino.com.br ou www.cetelem.com.br o cartão possui anuidade. Com regularidade o site Submarino lança promoções que dão isenção vitalícia, porém apenas dos cartões que forem solicitados mediante a convite por e-mail, para isso você precisa já ter o cadastro no site e aguardar ser selecionado na promoção.

Banco do Brasil

A solicitação de um cartão de crédito do Banco do Brasil deve ser feita através do site www.bb.com.br ou diretamente em uma agência. Os cartões podem ser adquiridos por correntistas e não correntistas do banco.

Caixa Econômica Federal

A CEF não possui solicitação do cartão pela internet ou telefone. A única forma de adquirir um cartão é comparecer em uma agência com a documentação: RG, CPF, Comprovante de Endereço e de Renda.

Credicard

A Credicard é uma das principais administradoras de cartões, os seus cartões podem ser solicitados através do site da empresa www.credicard.com.br está é uma das administradoras que possui a maioria variedade de cartões de crédito. Se preferir pode solicitar também pelo Televendas basta ligar para 4001-4650 se você estiver em uma capital ou região metropolitana ou 0800-724-4650 para as demais localidades.

Lembre-se que todo cartão de crédito está sujeito a análise de crédito, se você não for aprovado por determinada administradora, tente em outra.

Anuidade e Tipos de Cartões

Todas as administradoras mencionadas nesse artigo disponibilizam vários tipos de cartões por segmento: nacional, internacional, Gold, Platinum, Black, Infinite, etc. É importante que você verifique antes de solicitar qual o valor da anuidade que será cobrado no primeiro e nos demais anos, essa informação é importante pois algumas administradoras chegam a cobrar mais de quinhentos reais de anuidade dependendo do tipo de cartão que você solicitar.

Atenção: use o crédito com responsabilidade, desta forma o Cartão de Crédito se transforma em um aliado.

Escolha a administradora de sua preferência e boa sorte! Espero que essas informações sejam úteis para quem quer solicitar o primeiro cartão de crédito.

7 comentários:

  1. Meu primeiro cartão de crédito foi um Visa do Bradesco, mas o limite veio muito baixo, daí eu pedi um Mastercard do Itaú e o limite veio bem melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O itau é o mais generoso que tem, eu tenho uma conta na Caixa e o limite é ridículo.

      Excluir
    2. Eu tenho uma conta no banco do brasil, o limite é vergonhoso, já tentei aumentar e não consigo, vou tentar o itau agora

      Excluir
  2. Eu tenho um ourocard do banco do brasil e o limite segundo o gerente nunca pode ultrapassar os 30% da renda. então como ganha 800 por mês me deram um limite de 240,00. Daí pedi um cartao do itau pela internet e o limite veio 1,300. Quem quer limite deve fugir dos bancos do governo e ir para o itau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um ourocard e meu limite é bom sim, entao acho de depende do cliente

      Excluir
  3. Na hora de pedir cartao de credito é importante ficar atento para optar pelo modelo que mais se enquadre em seus gastos, tornando assim a opção viável.

    Pesquise sobre os benefícios e desvantagens de cada empresa. Uma dica é ler mais sobre o assunto, indico o site do MoneyGuru, que traz um conteúdo específico e detalhado, além de uma tabela para comparações: http://www.moneyguru.com.br/comparador/tabela-cartao-credito/

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi no meu caso eu trabalho como baba, não tenho carteira assinada ,posso fazer um cartão de credito?

    ResponderExcluir