A maioria dos pagamentos com cartão de crédito é feita Sem Juros

A Associação Brasileira de Cartões de Crédito (ABEC) divulgou uma pesquisa que reforça a importância do dinheiro de plástico nas vidas das pessoas. O uso do cartão de crédito está aumentando cada vez mais, atualmente a maioria dos pagamentos é feito sem o pagamento de juros, seja através do parcelamento ou dos chamados “até 40 dias para pagar”. Para se ter uma ideia em 2008 cerca de 55,1% das transações eram de pagamentos sem juros em 2014 este número saltou para 72,1%. Os dados são baseados na divulgação do Banco Central desta quarta-feira (26) e são positivos, pois uma vez que o consumidor utiliza mais os pagamentos sem incidência de juros ele está menos endividado.
Os pagamentos com juros no Cartão de Crédito tiveram uma grande queda. Em 2008 representava 44,9% de todos os pagamentos com cartão de crédito em 2014 este índice caiu para 27,9%, uma redução considerável.

Um dos motivos para a redução no número de pagamentos com juros e o aumento na modalidade sem juros é que o consumidor está mais consciente, talvez por já ter utilizado no passado e ter percebido quanto são caros os juros do dinheiro de plástico. A maioria dos consumidores quando utiliza o pagamento com juros acaba se arrependendo, pois muitas vezes um mesmo produto chega a custar três vezes mais caso opte pelo parcelamento com juros ou então não pague a fatura integral do Cartão de Crédito.

Houve também um crescimento de 14,2% no uso do cartão de crédito em relação ao ano anterior. O saldo dos cartões e crédito somou R$139,4 bilhões em Fevereiro de 2014.

A inadimplência dos usuários do Cartão de Crédito também vem caído, hoje ela está em 6,3% (fevereiro de 2014), percentual que está abaixo dos 6,5% da inadimplência das Pessoas Físicas e também dos 7,7% que haviam sido registrados no mesmo mês do ano anterior. O cenário é positivo pois mostra que o consumidor está fazendo o melhor uso do dinheiro de plástico, utilizando cada vez menos o pagamento com juros e rotativo.

Isto prova que o cartão de crédito é um bom aliado para quem sabe utilizar. Ao utilizar o dinheiro de plástico o consumidor pode fazer parcelamentos sem juros e também contar com até 40 dias a mais para pagar a fatura dependendo da data de realização da compra e do dia em que ocorre o fechamento da fatura. Então “utilizar o crédito com consciência é o melhor caminho para quem deseja ter um aliado e manter a sua saúde financeira”.

0 comentários:
Postar um comentário