Como abrir uma Poupança na Caixa

Ter uma Conta Poupança na Caixa é muito fácil. Na matéria de hoje você confere como abrir uma conta para guardar e movimentar dinheiro. O melhor de tudo é que seu dinheiro não fica parado, pois todo mês ele rende juros para você (rendimentos). Diferentemente da conta corrente, a poupança não possui nenhum tipo de taxa ou mensalidade, isto é, ela é gratuita. Não há burocracia para abertura deste tipo de conta, basta apresentar RG, CPF e um comprovante de residência em uma agência, Casa Lotérica ou correspondente.
Observação: não confundir conta corrente com poupança.

Documentos Necessários

Os documentos abaixo devem ser apresentados para abertura de uma conta poupança (original e cópia simples):

  • Documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, Passaporte, etc);
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física) próprio;
  • Comprovante de Residência (de no máximo noventa dias);


Atenção: É possível também abrir conta para quem tem entre 0 e 16 anos, no entanto é necessário que eles estejam assistidos pelos pais ou responsáveis. O CPF (Cadastro de Pessoa Física) pode ser solicitado inclusive para bebês, sem o CPF não é possível realizar a abertura da conta.

Abertura da conta

Para a abertura da conta o interessado deverá comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal, Casa Lotérica ou correspondente “Caixa Aqui”. É importante levar além dos documentos originais uma cópia simples, pois as lotéricas e correspondentes não tiram xerox dos documentos. Os menores de 16 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis para que a abertura seja realizada.

Depósito inicial mínimo

A Caixa Econômica Federal (CEF) não exige um valor mínimo de depósito inicial na poupança no ato da abertura. No entanto, é recomendado depositar qualquer valor só para não deixar a conta “zerada”. O depósito só deve ser efetuado depois que a conta já estiver aberta e deve ser efetuado preferencialmente nos Caixas Eletrônicos do banco. A conta poupança da Caixa pode ser utilizada para depositar ou transferir qualquer valor, podendo a movimentação ser feita através do Cartão de Débito, entregue gratuitamente dias após a abertura da conta (entrega pode ser feita pelos Correios ou se você preferir também pode retirar na própria agência).

Requisitos

  • Ter CPF (Cadastro de Pessoa Física) próprio;
  • Possuir pelo menos um documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, Passaporte, etc);
  • Possuir CPF em situação regular junto a Receita Federal;

Restrições no nome

Para abrir uma Conta Poupança não tem problema estar com o “nome sujo”, isto é, ter restrições nos órgãos de proteção ao crédito, como por exemplo o SPC ou Serasa, isso porque a conta na modalidade poupança não demanda análise de crédito, pois não oferece limites, sendo utilizada apenas para depositar e sacar dinheiro.

CPF

Só é possível abrir uma poupança caso o titular tenha Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio. Se o seu filho não possui CPF basta comparecer ao Correios, Caixa ou Banco do Brasil munido da Certidão de Nascimento, documento de identificação do responsável e documento que comprove a tutela da criança (caso não seja um dos pais da criança), você sai com um número de protocolo, porém o número do documento pode demorar até 2 (dois) dias úteis para ser gerado.

Cartão de Débito

Ao abrir uma Conta Poupança na Caixa Econômica Federal você receberá um cartão de débito (pode ser na bandeira Visa, Elo ou Mastercard), normalmente o cartão é enviado em até quinze dias úteis para o endereço do correntista, se você preferir também pode solicitar que ele seja entregue na agência e retirado posteriormente por você.

O Cartão de Débito pode ser utilizada para efetuar saques e transações nos caixas eletrônicos, e também para compras no “débito” (valor é descontado diretamente na conta).

Rendimentos da conta poupança

A principal vantagem de abrir uma conta poupança é que seu dinheiro não fica parado, ele rende todo mês juros (para você), caso você deixe o dinheiro por um mês. Os rendimentos da poupança funcionam da forma abaixo:

  • Enquanto a Taxa SELIC for maior do que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança continua 0,5% ao mês + TR (Taxa Referencial).
  • Quando a Taxa SELIC for igual ou menor que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será igual a 70% a Taxa SELIC, mensalizada, vigente na data de início do período de rendimento, + TR (Taxa Referencial).


Os rendimentos são creditados no dia da data de aniversário da poupança (dia do depósito, vide extrato para saber a data de aniversário dos valores).

0 comentários:
Postar um comentário