Como fazer CPF do bebê ou criança

O Cadastro de Pessoa Física, mais conhecido como CPF, é um dos documentos mais importantes no dia a dia, ele é praticamento utilizado em quase tudo que vamos fazer, seja para abrir uma conta em banco, adquirir uma linha telefônica, cadastrar um celular, etc. Antigamente poucos eram os pais que se preocupavam com a emissão do documento para criança, hoje é diferente, já que o documento é necessário para tirar passaporte, abrir conta em banco ou até mesmo para fazer o Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) da criança. Na matéria de hoje você confere como fazer a solicitação do documento para seu filho, o custo é de apenas R$5,70.
Novo CPF (documento em plástico não é mais emitido)


O CPF não possui data de validade, isto é, o número do documento acompanhará a criança durante toda a vida. Antigamente era emitido um cartão azul de plástico, semelhante a um Cartão de Crédito, hoje ele não existe mais, foi substituído apenas por uma declaração do Cadastro de Pessoa Física, que pode ser facilmente emitido pela internet.

Quem possui o Título Eleitor inclusive já pode solicitar o Cadastro de Pessoa Física pela internet. No entanto, no caso dos bebês ainda continua sendo necessário realizar o cadastro do CPF pessoalmente.

Documentos Necessários

Para solicitar o CPF são necessários apenas dois documentos, um de identificação do responsável e outro da criança:

  • Um documento de identificação oficial com foto do responsável pela criança (RG, CNH, Passaporte, etc);
  • Um documento de identificação da criança (pode ser a Certidão de Nascimento ou RG caso já possua);
  • Caso não seja um dos pais da criança é necessário também apresentar um documento que comprove a guarda ou tutela da criança;


Onde solicitar

O CPF pode ser feito nos Correios, Caixa Econômica Federal ou agência do Banco do Brasil.

Quem pode solicitar


  • Não há idade mínima para a inscrição (inclusive recém-nascidos);
  • Brasileiros ou estrangeiros podem solicitar;
  • Cada pessoa pode se inscrever no CPF apenas uma vez;


Após solicitar a inscrição no Cadastro de Pessoa Física, poderá ser acompanhado o andamento do pedido e também a impressão do comprovante pela internet, normalmente o número do documento já está disponível em até dois dias úteis após a solicitação. Para acompanhar a sua solicitação acesse o site da Receita Federal do Brasil e informe o local de atendimento (Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Ministério das Relações Exteriores, Ministério do Trabalho e Emprego ou Comissão de Valores Imobiliários), código de atendimento (impresso no comprovante entregue no momento da solicitação), data de nascimento da criança e do atendimento (solicitação). Caso o CPF tenha sido gerado pela Receita Federal será possível imprimir o Comprovante de Inscrição, este comprovante vale como documento, pois o CPF em plástico não é mais emitido pela RFB.

Observação: não é necessário levar o bebê no momento de tirar o CPF.

0 comentários:
Postar um comentário