Principais motivos para devolução de um DOC ou TED

Em um artigo anterior explicamos as diferenças entre o DOC (Documento de Ordem de Crédito) e a TED (Transferência Eletrônica Disponível). Na matéria de hoje vamos falar sobre a devolução dessas transferências por algum erro de sistema ou informação incorreta. A transferência só será completada com sucesso caso todas as informações estejam corretas, caso contrário o valor será devolvido para a conta do remetente. Junto com a devolução da transferência será possível consultar o código do motivo da devolução.


Dados Incorretos

Para que um DOC ou TED seja efetivado é preciso que todas as informações estejas corretas, são elas: número do banco, agência, conta, nome do titular, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e que também a conta esteja válida no sistema. Ao abrir contas novas é normal algumas demorarem para ser efetivamente aberta. No caso do Banco do Brasil por exemplo, a abertura de uma conta pode demorar até dois dias úteis para constar no sistema dos bancos.

Não informar o motivo

Ao enviar uma transferência é preciso informar o motivo ou finalidade do envio do dinheiro para a outra conta. Caso o cliente não informe o dinheiro poderá ser devolvido sobre o motivo 59 (ausência do motivo do envio, natureza ou finalidade da operação).

Conta com titularidade diferente

Caso a conta de destino tenha titularidade diferente daquela informada pelo destinatário o valor será devolvido. Em alguns casos também pode acontecer a devolução caso o titular da conta tenha alguma alteração no nome e ela não esteja atualizada, como por exemplo o nome de casado (a). É importante que sempre que houver alteração de algum documento que o titular da conta providencie a atualização junto a agência bancária.

Conta Bloqueada

Caso a conta do destinatário esteja bloqueada, seja por cancelamento ou ordem judicial o valor poderá ser devolvido ao remetente.

Envio para conta-salário

As contas-salários só devem ser utilizadas para transferência do empregador para o empregado. Caso o trabalhador tente receber uma transferência de terceiros o valor será devolvido, pois esta conta não é apta a receber DOC e TED, que não sejam do empregador/empresa, cadastrada junto a instituição bancária.

Motivos de Devolução

Abaixo confira os motivos e os códigos de devolução:
Código Motivo da devolução
40 Moeda informada é inválida para a conta destino
51 Divergência no valor recebido
52 Recebimento enviado fora do prazo
53 Apresentação indevida
54 Ausência ou irregularidade na compensação
55 Ausência ou irregularidade na compensação eletrônica
56 Transferência insuficiente para finalidade de DOC
57 Divergência ou não preenchimento de informações obrigatórias (CPF/CNPJ, nome completo, etc)
58 Crédito destinado à conta poupança
59 Ausência do motivo do envio (Natureza ou finalidade da Operação)
61 Papel não-compensável
62 DOC D com divergência no número do CPF/CNPJ
63 Registro Inconsistente
64 Arquivo lógico não-processado
66 DOC D de conta individual para conta conjunto (ou vice-versa)
67 DOC D sem indicação do tipo de conta debitada ou creditada
68 DOC E conta com titularidade diferente



Tarifa de envio de DOC ou TED
Quando uma transferência é devolvida o valor da tarifa não é devolvida pois houve a tentativa do envio. Por esta razão é importante conferir com cuidado os dados antes de confirmar a operação.

O prazo para devolução de um DOC pode levar o mesmo tempo que ele leva para ser compensado, isto é, até dois dias úteis. Já o TED pode ser devolvido em até 30 minutos caso seja enviado dentro do horário.

Um comentário:

  1. Fiz uma transferência e deu erro constando apresentação indevida, erro 53, o que significa este erro?

    ResponderExcluir