Como consultar Restituição de Imposto de Renda pela internet - IR

A consulta aos lotes de Restituição do Imposto de Renda (IR) está disponível na internet, através dela é possível saber se o valor da restituição foi liberado, situação da declaração e data em que o crédito estará disponível na conta indicada pelo contribuinte. A consulta deve ser efetuada pelo site da Receita Federal do Brasil (RFB) e pelo telefone, sendo gratuita.
Normalmente as restituições são pagas em seis lotes, a partir do mês de junho. De acordo com a lei nº 9.784 do ano de 1999, tem direito a receber a restituição logo no primeiro lote o contribuinte com mais de sessenta anos, aposentado por doença grave ou se for portador de alguma moléstia grave, deficiência física ou mental. A Restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2014, ano base 2013, será paga em sete lotes, veja:
  • 1º lote: 16 de Junho
  • 2º lote: 15 de Julho
  • 3º lote: 15 de Agosto
  • 4º lote: 15 de Setembro
  • 5º lote: 15 de Outubro
  • 6º lote: 17 de Novembro
  • 7º lote: 15 de Dezembro
Pela internet o contribuinte pode acompanhar se a sua declaração ainda está no banco de dados da Receita Federal para ser analisada, ou se ela já foi verificada pelo órgão. A consulta é pública, podendo ser feita apenas com o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), ela apresenta apenas os dados da liberação, veja abaixo como consultar.



Informe o seu CPF, posteriormente selecione o ano da restituição de imposto de renda que deseja consultar e os caracteres da imagem de validação (captcha).

Na próxima tela caso sua declaração já tenha sido liberada, você verá uma página parecida com a imagem abaixo:

Caso sua declaração ainda não tenha sido verificada pela RFB, ela apresentará o status: “declaração foi recebida e encontra-se na base da dados da Receita Federal”.

Dica: é possível saber se o contribuinte caiu na malha fina sem ser pelo E-CAC, basta acessar a aplicação acima. Se tiver as duas frases a seguir (juntas) significa que sua declaração precisa ser retificada, porém o motivo só será possível visualizar pelo ECAC, pois são informações sigilosas, segue as duas frases: “Sua declaração está na base de dados da RFB” + “Para consultar a situação e ver detalhes do processamento da sua declaração, utilize o extrato da DIRF”.

Se preferir também é possível consultar a restituição através do Receitafone, no número 146.

Veja como consultar o andamento da sua Declaração do Imposto de Renda pelo eCAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) da Receita Federal. Pelo sistema é possível acompanhar mais detalhes sobre o processamento da sua declaração e saber se caiu na malha fina.

0 comentários:
Postar um comentário