Cartões com bandeira nacional - ELO e Hiper

Antigamente o mercado brasileiro de cartões de crédito era dominado por bandeiras estrangeiras, como Visa e MasterCard, hoje em dia isto ainda acontece, porém já há várias alternativas, como a bandeira Hiper e ELO que são 100% brasileiras e emitidas por grandes instituições financeiras. O grande problema de ambas é que a sua aceitação ainda é restrita a estabelecimentos que possuem determinado terminal (máquina de cartão). Nesta matéria você confere um pouco mais sobre essas duas novas bandeiras que vem crescendo bastante no mercado brasileiro de cartões, algumas inclusive tem sido emitidas em cartões de débito.

ELO

A Elo é uma bandeira que foi lançada em 2011 por três grandes bancos: Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Hoje são emitidos cartões de diversas modalidades, como: crédito, débito, pré-pago, múltiplo e de benefícios (exemplo: vale-alimentação, compra, etc). O número de estabelecimentos credenciados era bastante restrito no começo, hoje já há diversos estabelecimento que o aceitam, inclusive em compras pela internet.
  • Aceitação: mais de 1,4 milhão de estabelecimentos em todo o Brasil;
  • Bandeira: cartão de crédito, débito, pré-pago, múltiplo e de benefício;
  • Emissores: Banco Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil;
  • Lançamento: Março de 2011
  • Terminal de Aceitação: Cielo


Hiper

O Hiper é uma nova bandeira criada pelo Itaucard do Banco Itaú, ela é emitida preferencialmente em Cartões de Crédito, por enquanto não há informações se ela será ou não utiliza em cartões de débito. Apesar de ter sido lançada em Outubro de 2013 ela já possui mais de 1 milhão de pontos de venda em todo o país, inclusive já é aceita em compras pela internet em diversos sites na internet.
  • Aceitação: Mais de 1 milhão de estabelecimentos em todo o Brasil;
  • Bandeira: por enquanto apenas cartão de crédito;
  • Emissor: Itaucard do Banco Itaú (Obs.: o Walmart também possui um cartão da bandeira);
  • Lançamento: Outubro de 2013
  • Terminal de aceitação: Rede (antiga Redecard)


Projeto de lei quer acabar com a exclusividade

Há um projeto de lei que prevê o fim da exclusividade das bandeiras de cartões de crédito com determinado terminal, dessa forma as máquinas passariam a aceitar todas as bandeiras, apesar desta notícia ter sido anunciada na mídia, até agora não há mais informações sobre o porque isso não acontecer até hoje. Segundo o Banco Central (BC) a expectativa é que até o final de 2014 isso aconteça. Se isso realmente acontecer deverá melhor muito a aceitação das bandeiras nacionais, além disso o custo para o lojista deve diminuir, pois não será mais preciso contratar diversas máquinas.

Pra quem tem uma bandeira nacional e está insatisfeito com a aceitação recomendamos que verifique junto ao banco emissor a possibilidade de fazer a troca para uma bandeira mais conhecida ou então que um cartão alternativo.


0 comentários:
Postar um comentário