Como abrir uma Poupança na Caixa Econômica Federal

Uma Poupança é uma conta essencial, visto que com ela é possível guardar dinheiro sem deixá-lo parado, pois todo mês ele vai rendendo juros para o poupador. A Caixa Econômica Federal é a primeira instituição financeira que vem a cabeça quando o assunto é a conta poupança, isso porque a instituição estimula seus clientes a pouparem, nem que seja um pouquinho por mês. Hoje o blog finanças vai falar sobre o procedimento para se abrir uma conta poupança, confira quais são os requisitos e documentos necessários para pedir a abertura deste tipo de conta.


Para abrir uma poupança não é necessário comprovar renda, isso porque uma poupança não oferece limite de crédito (exemplo: empréstimos, cartão de crédito, financiamento, etc). Ela é exclusiva para depósito, pagamentos, saques, etc, dessa forma não é necessário apresentar um comprovante de renda no momento da abertura.

Uma das vantagens de se abrir uma poupança na CEF é que o cliente recebe sem custo um Cartão de Débito, com ele é possível realizar compras no débito, fazer saques nos Caixas Eletrônicos, movimentar sua conta, etc. O cartão pode ser solicitado na bandeira Visa, ELO ou MasterCard, caso tenha preferência por alguma bandeira é importante não esquecer de mencionar no momento da abertura da conta.

Requisitos

  • Possuir CPF (Cadastro da Pessoa Física);
  • Possuir um documento de identificação oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, passaporte, etc);
  • O CPF precisa estar em situação regular junto a Receita Federal do Brasil (RFB);


Não é necessário que o interessado tenha o “nome limpo” basta que ele tenha o CPF regular para realizar a abertura de uma conta poupança. A agência tem o direito de realizar uma análise de crédito, mas, na prática, para a abertura da poupança não é feito análise de risco, por ser uma conta exclusiva para depósito.

Quais são os documentos necessários?

É necessário a apresentação dos documentos abaixo (original e cópia simples):

  • RG (ou outro documento de identificação oficial com foto);
  • CPF (Cadastro Pessoa Física);
  • Comprovante de endereço recente (conta de água, luz, telefone, etc);


Caso você não disponha do CPF, é possível solicitar o documento junto a Caixa Econômica Federal, basta levar também a Certidão de Nascimento.

Menores de 16 anos – Os menores de dezesseis anos precisam estar acompanhados de um dos pais ou responsável legal, neste caso apresentar a documentação acima de ambos. O responsável maior de 18 anos é que assinará a ficha proposta de abertura de conta poupança da CEF.

Depósito mínimo – segundo o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Caixa Econômica Federal não há um valor mínimo para depósito, ficando a critério do cliente qual valor vai depositar. Recomenda-se um depósito inicial para ativar a conta e para que ela não fique zerada. O depósito deve acontecer só depois que a conta estiver aberta.

0 comentários:
Postar um comentário