Como consultar um CNPJ pela internet

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) é um número de documento que é utilizado por empresas, é como o nosso CPF (Cadastro de Pessoa Jurídica) porém ele não identifica uma Pessoa Física (PF) e sim uma Pessoa Jurídica (PJ), através da internet é possível realizar uma consulta para descobrir se determinado número estabelecimento está devidamente cadastrado na Receita Federal do Brasil, e também se a situação encontra-se ativa ou o estabelecimento está suspenso, por essa mesma ferramenta também é possível obter o endereço cadastrado. Tal consulta é muito importante para o consumidor, não apenas nas compras pela internet mas também na contratação de um produto ou serviço de uma empresa não muito conhecida no mercado.


A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal por qualquer cidadão (consulta pública), basta informar o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) que possuí quatorze dígitos, sendo identificado pelo seguinte formato “00.000.000/0000-00”. O documento é importante pois ele é o registro jurídico da empresa, um documento.

Como consultar um CNPJ

A consulta deve ser efetuada através do site da Receita Federal na internet, para isso basta ter o número completo do CNPJ da empresa que deseja consultar, abaixo confira o procedimento para realizar uma consulta no site.
Procedimento – Acesse o site da Receita Federal através do link abaixo:


Informe o número completo do CNPJ do estabelecimento que deseja consultar, em seguida informe também os caracteres da imagem de segurança (captcha), após tudo preenchido escolha “Consultar”.

Na próxima página será apresentado o resultado de sua consulta, caso a empresa esteja devidamente cadastra e apta, ele apresentará o status “Ativa”. Além da situação a ferramenta da Receita Federal também mostra o endereço do estabelecimento, nome empresarial e fantasia e a descrição da natureza jurídica.

Recomendamos que efetuem sempre a consulta do CNPJ ao contratar algum serviço ou também das compras através da internet, com isso você tem mais segura na contratação do serviço, visto que tem certeza que a empresa está devidamente cadastrada junto a Receita Federal, tendo inclusive um endereço físico caso tenha alguma eventualidade. Existem muitas empresas que atuam clandestinamente ou então com CNPJ para ocupações diferentes, neste caso você também pode fazer uma denúncia formal junto a RFB.

Além da consulta ao CNPJ é possível também consultar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) veja aqui como consultar por meio do website da Receita Federal do Brasil (RFB).

0 comentários:
Postar um comentário