O que é código de segurança ou CVV dos Cartões de Crédito?

Ao utilizar o Cartão de Crédito para compras através da internet ou telefone (televendas) é comum que seja solicitado o código de segurança do cartão de crédito, também conhecido como três últimos dígitos do verso do cartão, CVV ou CVC, mas você sabe pra que serve este código de três ou quatro dígitos impresso no cartão? Na matéria de hoje o blog finanças vai falar sobre esse código e também vamos dar algumas dicas de segurança para que você possa utilizá-lo para compras na internet.



Em compras pela internet ou telefone nunca será solicitada a senha do cartão (de quatro ou seis dígitos), isso porque a autorização da compra não pode ser realizada com a senha caso a compra seja efetuada fora de uma máquina ou terminal com leitor de cartões. No entanto, é utilizado o código CVV ou CVC para validação da compra, isso porque se entende que apenas o real portador do cartão é que teria acesso a essa numeração.


  • CVV – É a sigla de Card Verification Value que em português quer dizer Valor de Verificação de Cartão.
  • CVC – Esta palavra também é utilizada para identificar o código de segurança, significa Código de Validação de Cartão.


Além das duas palavras mais comuns, o código também pode ser identificado como CV2 ou CVV2.

O elemento de segurança é impresso no verso do cartão próximo a tarja destinada para assinatura nas principais bandeiras (Visa, MasterCard, entre outras). Já nos cartões American Express o código possui quatro dígitos e vem impresso na parte da frente do cartão (próximo da numeração). Normalmente no kit de boas vindas enviado junto com o cartão é indicado onde está localizado este código.

Uma dica para ter mais segurança é apagar o número do CVV (se possível) e anotá-lo em outro local separado do cartão. Dessa forma quando você for pagar alguma compra outra pessoa não terá acesso ao código, o mesmo acontece se você perder o seu cartão. Com isso você evita que outra pessoa utilize o cartão para compras online ou pelo telefone, pois como já falamos aqui, não solicitam senha, apenas o código de segurança do cartão.

Ao fazer compras pela internet em computadores públicos, certifique-se de limpar o cache e histórico do navegador, isso evita que outra pessoa tenha acesso aos dados por meio do preenchimento automático. Se desconfiar que o código de segurança foi anotado por alguém que teve contato com seu cartão, entre em contato com a sua administradora para solicitar uma segunda via.

0 comentários:
Postar um comentário