Erro de digitação no pagamento de boleto - O que fazer?

O Boleto Bancário é hoje um método de pagamento bastante utilizado no Brasil, é praticamente impossível fugir dele, tal documento é composto de um código de barras que identifica o destinatário da cobrança e o valor. É preciso tomar muito cuidado na hora de efetuar um pagamento, isto porque em caso de erro na numeração o consumidor pode pagar um valor errado, ou pior, pode pagar o valor indevidamente para outra empresa. Na matéria de hoje vamos falar sobre erro de digitação no pagamento de um boleto bancário, afinal isso é comum, por incrível que pareça. Ao pagar um boleto pela internet é preciso atenção redobrada, pois qualquer erro na digitação do código ou do valor pode dar um grande prejuízo.

Se você também está passando por isso, o primeiro passo é não se desesperar, erros acontecem. Veja abaixo a minha trajetória até a resolução de dois problemas que tive.

Paguei o valor errado do boleto

Certa vez fui efetuar o pagamento de uma mensalidade da UNIP (Universidade Paulista) e errei o valor do pagamento, acabei pagando um valor superior ao que devia, isso porque não me dei conta que deveria calcular o desconto, pois o boleto sempre mostra o valor para pagamento no dia do vencimento, e pagando antes da data é possível conseguir um desconto bastante significativo. No momento que isso aconteceu eu me desesperei pois havia pago quase trezentos reais a mais. O processo para reaver essa diferença não foi nada fácil, tive que entrar em contato com a tesouraria da universidade, e passei meus dados bancários para depósito do valor. Pasmem! O prazo para reembolso que foi me passado é de até sessenta dias úteis, um verdadeiro absurdo! Mas não tive escolha, tive que esperar esse prazo para que a instituição depositasse o valor em minha conta, felizmente recebi o valor.

Depois desse fato nunca mais deixei de ler o texto junto ao boleto, acabou sendo uma lição que nunca vou esquecer. Ao pagar um boleto é importante não olhar apenas para o valor total mencionado, pagando antes algumas empresas concedem desconto, na verdade não é bem um desconto, elas colocam um valor maior diretamente no boleto para que o consumidor pague mais caso atraso o pagamento, é uma espécie de “perda de desconto”.

2ª experiência – Eu havia prometido que nunca mais pagaria um boleto sem antes conferir várias vezes, mas infelizmente acabei me dando mal novamente. Certa vez fui pagar um boleto da fatura do meu cartão de crédito pela internet acabei pagando um valor muito superior. O boleto era no valor de R$ 72,20 e acabei pagando R$ 7.220,00 foi um susto muito grande quando isso aconteceu. A culpa não foi apenas minha, pois o internet banking do meu banco é horrível, ele não mostra o valor com os pontos decimais e você é obrigado a incluir os centavos, então pode acabar confundido. Mas reconheço que isso não justifica o meu erro, deveria ter prestado mais atenção.

O boleto foi pago usando o meu Cheque Especial, então o saldo da minha conta ficou muito negativo. Fiquei muito assustado pois nunca antes havia utilizado o cheque especial, pois eu sei bem o quanto de juros eles cobram. Me senti muito burro por ter cometido um erro tão imbecil, mas lamentar não adianta, então fui em busca de resolver o problema.

Na hora que descobri o erro fiquei desesperado, minha primeira providência foi entrar em contato com o meu banco na esperança de bloquear o pagamento desse valor, mas infelizmente não deu certo. Fui informado de que deveria procurar a administradora do meu cartão pois o pagamento foi efetuado direto (sem agendamento), então o meu banco não tinha como me devolver o valor. Fui até lembrado pelo atendente que antes de confirmar o valor o banco mostra aquela típica mensagem: “Depois de confirmada esta operação não poderá ser desfeita”, pois bem, o estrago já estava feito. No mesmo dia entrei em contato com a administradora do meu cartão e eles informaram que o pagamento ainda não havia sido computado, pediram para aguardar pelo menos três dias úteis e ligar novamente. No dia seguinte liguei e vi que o pagamento já havia sido computado, pedi a devolução do valor, o que foi feito prontamente pela administradora, em 2 (dois) dias o valor já estava de volta em minha conta bancária.

Dicas

  • Nunca confirme o pagamento de um boleto sem conferir o valor com atenção;
  • Confira se o destinatário está correto, pois se errar algum código poderá fazer o pagamento para uma terceira pessoa;
  • Veja se o boleto não possui desconto para pagamento antecipado (valor total e valor sem desconto);
  • Se o erro já foi feito entre em contato primeiramente com o seu banco, as vezes o pagamento foi agendado, dessa forma é possível cancelar;
  • Se o pagamento errado já foi computado, entre em contato com a empresa que o recebeu para pedir o reembolso por pagamento indevido;


Se você entrar em contato com seu banco e a empresa no qual o pagamento foi feito indevidamente e eles se recusarem a efetuar a devolução do valor indevido, procure o PROCON da sua cidade. Na segunda experiência que relatei acabei tendo um prejuízo bem grande, mesmo depois da devolução do valor, isso porque tive que pagar os juros do cheque especial, já que o boleto com um valor muito superior ao saldo que tinha na conta no momento da confirmação do pagamento. O que fica depois de tudo isso é uma lição, nunca mais pago um boleto sem antes conferi-lo pelo menos umas três vezes.

E você já teve algum erro de digitação no momento do pagamento de algum boleto bancário? Compartilhe conosco nos comentários do blog


11 comentários:

  1. em relação ao boleto da unip, como eu conseguiria colocar em debito automático na data de desconto que por sinal não é a de vencimento do boleto?
    ex- o valor do boleto é de 370,00 para o dia 18de agosto
    ai no boleto vem descrito assim: (se pagar no dia 06de Agosto é 260,00)
    E ai, como fazer o debito automático?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é possível, ao cadastrar um boleto em débito automático o pagamento é feito apenas na data do vencimento, dessa forma você perderia o desconto do pagamento antecipado.

      Excluir
  2. eu fui digitar o código do boleto e dois números ficaram errados. O que devo fazer? será que o dinheiro foi para outro local/empresa? Terei como reverter a situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do número que você errou, se o erro foi em nos oito primeiros números eles podem ter ido para outra empresa, caso você errou os números do final pode ser que ele vá para outro cliente (mas da empresa correta) e, por último, se errou os 5 últimos números, só o valor foi errado.

      Beatriz no seu caso será necessário entrar em contato com o banco que realizou o pagamento e também com a empresa responsável pela cobrança. É um procedimento bastante burocrático caso o boleto tenha ido para outra empresa. Boa sorte!

      Excluir
  3. Eu coloquei a data de vencimento um dia antes isso muda algo!?

    ResponderExcluir
  4. Paguei valor menor do boleto e meu boleto foi recusado.como recuperar meu dinheiro de volta

    ResponderExcluir
  5. Coloquei a data de pagamento sem querer pra dois dias a mais da data de vencimento. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  6. paguei com o vencimento errado, tem problma?

    ResponderExcluir
  7. Eu realizei um pagamento do cartão de crédito, porem errei os últimos 5 números. Sera que vai pagar meu cartão de crédito ? Ou terei que pagar novamente e perder o meu dinheiro ?

    ResponderExcluir
  8. Paguei boleto errado.mais o pagamento foi para a propria empresa que iria receber. Entrei em contato e me informaram que nao encontraram o pagamento. Fui ao banco que me confirmou que a empresa recebeu.o que fazer?

    ResponderExcluir
  9. Paguei um boleto mais errei 2 numeros no meio porm emconsulta no banco fui informado que o meu pagamento foi para a empresa que deveria ir. Mas a empresa alega nao ter recebido este valor. O que fazer. Alguem esta mentindo?

    ResponderExcluir