O que fazer ao receber uma nota de dinheiro manchada?

As instituições financeiras têm sofrido bastante com os ataques aos caixas eletrônicos através de explosivos, para impedir que o dinheiro seja utilizado e inibir a ação muitos caixas automáticos já contam com dispositivos que soltam uma tinta roxa ou rosa nas cédulas caso os criminosos utilizem artefatos explosivos nos equipamentos. Infelizmente esse sistema ainda apresenta falhas, por conta disso é grande o número de pessoas que acabam tendo a cédula manchada ao sacar em um caixa eletrônico, mas você sabe o que deve fazer com o dinheiro encontrado nessas circunstâncias? Veja nessa matéria dicas para reaver o seu dinheiro.

Dinheiro manchado não é válido – Na página do Banco Central do Brasil (BCB) na internet há orientações para que o consumidor e comerciante não aceite em hipótese alguma, dinheiro nessas condições, isso porque ele não é válido para comercialização já que pode ter sido fruto de uma ação criminosa. Então se você tiver algumas cédulas nessa situação jamais deve tentar repassá-la a outra pessoa, mesmo que o dinheiro manchado tenha saído em um saque convencional no Terminal de Autoatendimento (TAA).

Como trocar uma cédula manchada?

Se a cédula manchada tiver origem de um Caixa Eletrônico o procedimento para a troca é bastante simples. Basta que o correntista compareça até uma agência da instituição onde sacou o dinheiro e efetue a troca. O procedimento é feito de imediato, pois o banco tem o controle de todos os saques efetuados no autoatendimento, não é necessário apresentar extrato bancário, basta se dirigir ao caixa para efetuar a troca sem nenhum custo. Eu mesmo já recebi uma cédula manchada ao efetuar um saque em um caixa eletrônico, foi necessário apenas comparecer a agência no qual tenho conta e solicitar a substituição.

A instituição bancária é obrigada a trocar o dinheiro manchado quando ele tiver saído de um Terminal de Autoatendimento disponibilizado por ela.

Cédula não proveniente de um Caixa Eletrônico – Se o dinheiro não tiver origem de um caixa eletrônica, como por exemplo a pessoa acabou recebendo uma nota manchada sem perceber, a troca é mais complicada, isso porque é preciso entregar a cédula em qualquer agência bancária, a partir daí o banco anotará todos os seus dados e enviará o dinheiro para ser periciado pelo Banco Central (BC), caso o dinheiro não seja fruto de uma ação criminosa a instituição bancária entrará em contato com ele para entregar uma cédula nova.

Caso a análise do Banco Central indique que o dinheiro é proveniente de uma ação criminosa, ela não será trocada, podendo o cidadão ser chamado para explicar como ele recebeu aquela nota, ajudando dessa forma no trabalho da polícia.

É importante analisar sempre as notas recebida, se houver qualquer mancha rosa, não a aceite, pois ela não tem validade financeira.


0 comentários:
Postar um comentário