Como consultar dívidas do CPF grátis pela internet

A Boa Vista, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) disponibiliza já há algum tempo pela internet, uma ferramenta que possibilita a consulta de dívidas incluídas no seu CPF (Cadastro de Pessoa Física), o popular “nome sujo”. O objetivo do serviço é fazer com que o cidadão fique melhor informado sobre as suas pendências financeiras, dessa forma ele poderá regularizar a sua dívida, e ter de volta o seu bem mais precioso, que é o “nome limpo”. A consulta ao SCPC é gratuita e pode ser feita apenas pelo próprio consumidor (não é permitido consultar CPF de terceiros).
Uma pesquisa realizada recentemente revelou que mais da metade dos brasileiros que estão inadimplentes, não sabe onde devem e quanto devem. O que agrava isso é o fato da burocracia para se consultar o CPF nos órgãos de proteção ao crédito. A iniciativa da Boa Vista, de disponibilizar a informação acessível e de forma gratuita na internet, facilitará bastante a vida daqueles que não tem tempo para comparecer a um posto da instituição.

O resultado apresentado na consulta da Boa Vista Consumidor Positivo é referente ao Cadastro do Serviço central de Proteção ao Crédito (SCPC), não serão apresentados resultados de outras empresas que também trabalhar com a proteção de crédito.

Procedimento

Acesse o site da Boa Vista e selecione “Consulta gratuita do CPF”.

Na próxima tela escolha “consultar débitos do meu CPF

Posteriormente você será direcionado a página de login/cadastro, cadastre-se seguindo as orientações da própria página.

Após estar logado, será apresentado uma página onde deverá ser informado o número do protocolo/código que foi enviado para o seu celular através de uma mensagem SMS (é necessário confirmar o celular para ter acesso ao serviço). Feito isso basta aceitar os termos e enviar o formulário.

Se tudo estiver certo, será apresentado o resultado de sua pesquisa. Caso não tenha nenhuma pendência no nome será apresentado uma mensagem afirmando que nada consta no CPF consultado, se houver débito ele será listado acompanhado do nome do credor, valor da dívida e canais de contato para negociação (caso haja interesse).
A consulta aos SCPC é individual e destinada apenas ao titular do CPF, em hipótese alguma é permitida a utilização do serviço para consulta de CPF de terceiros, por essa razão é que o sistema solicita o número de um celular, para que seja enviado uma mensagem SMS para confirmação e validação do cadastro.

0 comentários:
Postar um comentário