Como fazer o Cartão do Nota Fiscal Paulista - NFP

O Cartão do Nota Fiscal Paulista (NFP) facilita bastante a vida dos consumidores que aderiram ao programa da Secretária da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz Sp), pois ele permite que o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro de Pessoa Jurídica) seja inserido sem que haja a necessidade de digitação do número do documento, isso porque ele conta com um código de barras, que pode ser lido pelos estabelecimentos que possuem um leitor. Hoje em dia a maioria dos estabelecimentos já contam com um leitor de código de barras. O cartão pode ser solicitado gratuitamente por meio da internet, a partir daí o cliente realiza a impressão e posteriormente recorta, dobra e plastifica (se preferir), com isso ele terá um cartão que agilizará bastante o atendimento.

O cartão pode ser solicitado por qualquer pessoa que seja cadastrada no programa Nota Fiscal Paulista, basta que o consumidor acesse seu perfil na internet e realize a impressão do documento. Ele não é enviado pelos Correios, o próprio consumidor deverá imprimi-lo.

Observação: ele não é um documento de identificação oficial, sua única finalidade é facilitar a inclusão do CPF ou CNPJ nas notas e cupons fiscais, uma vez que ele possui um código de barras.

O objetivo do cartão é acabar com a famosa desculpa de não pedir a inclusão do CPF/CNPJ por preguiça, pois agora não é mais necessário falar, basta entregar o cartão ao caixa, ele poderá fazer a leitura automática do código sem que haja a necessidade de digitação. Se o estabelecimento que você for comprar não dispuser de um leitor compatível, ele poderá realizar a digitação manual, pois o Cartão NFP também leva o número.

Solicitação do Cartão Nota Fiscal Paulista
Realize o login na página do NFP na internet.

Após logar em sua área restrita selecione a opção “Cartão NFP” que está localizado no menu [Configurar]. Veja na imagem abaixo onde está a sua localização:

Na próxima tela será gerado um Cartão do Nota Fiscal Paulista com o número do seu CPF, na parte superior há o seu nome completo e também os onze dígitos do CPF ou CNPJ.

Dica: Ao realizar a impressão do documento, imprima em alta qualidade (nas configurações da impressão), dessa forma o leitor será lido muito mais rápido.

Para preservar o cartão recomendamos que o plastifique, hoje em dia a maioria das papelarias oferece o serviço, que normalmente não custa mais do que três reais. Com o cartão plastificado, ele durará muito mais.


0 comentários:
Postar um comentário