Como fazer para cancelar uma compra ou despesa no Cartão de Crédito

Se você deseja cancelar alguma compra realizada com seu cartão de crédito, apreenda nesta matéria como pedir o cancelamento do valor pago. Abaixo explicamos duas situações em que pode ser necessário o cancelamento, a primeira é o cancelamento de uma compra realizada (reconhecida pelo cliente) e a segunda é o cancelamento de uma despesa fraudulenta (não reconhecida pelo consumidor).
Se você reconhece a compra o cancelamento da despesa deve ser feito pelo estabelecimento em que você realizou a transação. Já no caso de fraude, a solicitação de cancelamento da despesa pode ser efetuada diretamente a sua administradora, neste caso será necessário também cancelar o seu cartão de crédito atual e pedir uma segunda via.

Cancelamento de compra reconhecida

Se você fez uma compra porém deseja cancelar por algum motivo, tais como, desistência do produto, valor diferente do combinado (exemplo: estabelecimento passou compra com juros, valor errado), etc. Saiba que o cancelamento só pode ser feito pelo próprio estabelecimento, ele precisa enviar uma solicitação de estorno de compra a sua administradora. Com isso você receberá um crédito (referente ao valor da compra) em sua próxima fatura, tal procedimento pode demorar até 2 (duas) faturas para constar, dependendo da data de fechamento do seu cartão e do dia em que a compra foi realizada.

Certa vez fui realizar uma compra pela internet e o estabelecimento cobrou duas vezes, com isso foi como se houvesse duas compras. A primeira providencia que tomei foi ligar para a administradora, mas ela disse não ter autonomia para fazer o cancelamento. Tive que entrar em contato com o site que realizei a compra e pedir o cancelamento, pois a cobrança havia sido duplicada (cobrada 2x).

Se o estabelecimento não quiser realizar o cancelamento da compra, aí sim você deve entrar em contato com a administradora. Ela provavelmente intermediará a sua solicitação de cancelamento junto ao estabelecimento em que você realizou a compra.

Cancelamento de compra não reconhecida

Caso não reconheça a despesa lançada em seu cartão, é muito provável que o seu cartão de crédito foi fraudado, neste caso a primeira providência a tomar é ligar para a Central de Atendimento da sua administradora e pedir que o cartão seja cancelado e que seja feita a contestação do valor que você não reconhece. A administradora cancela o cartão atual e solicita uma segunda via. As despensas que você afirma não reconhecem passam por uma análise do setor de segurança da administradora, em até 2 (dois) dias o valor deve ser removido de sua fatura caso seja constatado que a compra é indevida.

O Procon afirma que a administradora que é responsável pela segurança na utilização de seus produtos. O cliente não pode em hipótese alguma ser penalizado por um problema de segurança do meio de pagamento utilizado. Caso seja comprovada a fraude, o prejuízo é da administradora do cartão de crédito e não do cliente.

0 comentários:
Postar um comentário