
Cancelamento de compra reconhecida
Se você fez uma compra porém deseja cancelar por algum motivo, tais como, desistência do produto, valor diferente do combinado (exemplo: estabelecimento passou compra com juros, valor errado), etc. Saiba que o cancelamento só pode ser feito pelo próprio estabelecimento, ele precisa enviar uma solicitação de estorno de compra a sua administradora. Com isso você receberá um crédito (referente ao valor da compra) em sua próxima fatura, tal procedimento pode demorar até 2 (duas) faturas para constar, dependendo da data de fechamento do seu cartão e do dia em que a compra foi realizada.Certa vez fui realizar uma compra pela internet e o estabelecimento cobrou duas vezes, com isso foi como se houvesse duas compras. A primeira providencia que tomei foi ligar para a administradora, mas ela disse não ter autonomia para fazer o cancelamento. Tive que entrar em contato com o site que realizei a compra e pedir o cancelamento, pois a cobrança havia sido duplicada (cobrada 2x).
Se o estabelecimento não quiser realizar o cancelamento da compra, aí sim você deve entrar em contato com a administradora. Ela provavelmente intermediará a sua solicitação de cancelamento junto ao estabelecimento em que você realizou a compra.
Cancelamento de compra não reconhecida
Caso não reconheça a despesa lançada em seu cartão, é muito provável que o seu cartão de crédito foi fraudado, neste caso a primeira providência a tomar é ligar para a Central de Atendimento da sua administradora e pedir que o cartão seja cancelado e que seja feita a contestação do valor que você não reconhece. A administradora cancela o cartão atual e solicita uma segunda via. As despensas que você afirma não reconhecem passam por uma análise do setor de segurança da administradora, em até 2 (dois) dias o valor deve ser removido de sua fatura caso seja constatado que a compra é indevida.O Procon afirma que a administradora que é responsável pela segurança na utilização de seus produtos. O cliente não pode em hipótese alguma ser penalizado por um problema de segurança do meio de pagamento utilizado. Caso seja comprovada a fraude, o prejuízo é da administradora do cartão de crédito e não do cliente.