Descubra o que é o Score de Crédito

Ao tentar fazer um financiamento, contratar um empréstimo, cartão de crédito ou qualquer outro produto financeiro, é comum que muita gente escute falar na palavra “Score”, hoje vamos explicar o que isso significa e também qual a sua finalidade. Muita gente tem o nome limpo, ou seja, sem restrições nos órgãos de proteção ao crédito, porém não consegue contratar nenhum tipo de produto ou serviço financeiro devido a sua baixa pontuação no Score do Serasa, o fato é que o cadastro existem em mais de 100 países, ele nada mais é do que uma ferramenta que analisa qual a probabilidade estatística de uma pessoa se tornar inadimplente num cenário de um ano.


A legalidade do cadastro é muito contestada, tanto que diversas pessoas já entraram com ações na justiça pedindo indenização pelos prejuízos sofridos por uma pontuação baixa atribuída. No entanto, essa pontuação é muito utilizada, tanto que a maioria das lojas, financiadores e bancos utilizam o cadastro como base, para aprovar ou recusar um determinado crédito. Isso porque ele facilita a vida do analista de crédito, uma vez que ele tem a disposição uma ferramenta para avaliar a determinada pontuação de um consumidor, segundo seu histórico de crédito. Nos Estados Unidos por exemplo, a pontuação é muito comum, ela é atribuída ao SSN (Social Security Number) ou TIN (Tax Identification Number), na prática quer dizer que cada pessoa tem uma determinada pontuação para aquisição de novos créditos no mercado, está é uma maneira também de proteger o sistema financeiro nacional.

Score alto: A pontuação vai de 0 a 1000, quanto mais próximo de mil, melhor a sua pontuação de crédito junto ao Score. Se você tem um score alto, significa que provavelmente terá mais facilidade para conseguir crédito, pois você passará mais segurança para a instituição financeira que realizar a análise de crédito.

Score baixo: Ter o Score baixo significa que você tem mais probabilidade (segundo o Score) de se tornar um inadimplente no período de 12 (doze) meses.

Como aumentar o Score

Para melhorar o score o ideal é pagar suas contas sempre em dia, dessa forma você terá uma pontuação confiável ao longo dos meses. A partir do momento que você tem algum crédito aprovado, paga um conta em dia, etc a sua pontuação já está aumentando. Os pontos são calculados com base em informações públicas, anotações negativas e cadastros disponíveis no órgão, tais como, consulta de perfil do consumidor, etc. O escore não é uma pontuação fixa/definitiva, isso porque ele é muito dinâmico e pode mudar caso o cliente atualize seus dados (mudança para melhor) ou piorar caso seu nome seja incluso no cadastro dos Órgãos de Proteção ao Crédito, tais como SPC ou Serasa.

Descontinuidade em alguns estados

A administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) apesar de acreditar na legalidade do cadastro, descontinuou a ferramenta a partir do dia 26 de Agosto de 2013, nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. O motivo é o excesso de demandas judiciais que a empresa vem sofrendo, nos demais estados o serviço ainda continua em operação. Leia aqui a nota na íntegra.

E você o que acha do Score de Crédito, ele é legal ou ilegal?

Um comentário:

  1. Eu acho esse score muito errado, eu tenho meu nome limpo, minha esposa também. Mas a gente não consegue fazer nada a prazo por causa da baixa pontuação. Tentei financiar casa não aprovaram, financiar uma moto também recusaram. Agora o último foi no ponto frio tentando fazer o cartão, a moça fez no meu nome e da minha mulher e foi recusada, ela disse que temos uma pontuação baixa no sistema por isso não foi aprovado. Muito triste isso!! Trabalho, tenho um bom salário, holerite e tudo. Mas o banco acha que somos um número

    ResponderExcluir