Como consultar o seu Score de Crédito pela internet

O Score de Crédito ainda é conhecido por poucas pessoas, ele atribui ao cidadão uma pontuação que é utilizada pelas empresas no momento da análise de crédito no ato da contratação de um produto ou serviço financeiro, ele calcula qual a probabilidade de uma pessoa se tornar inadimplente no horizonte de doze meses. Neste artigo o blog finanças vai explicar como esse cadastro funciona e também como consultar qual é a sua pontuação acumulada. Este tipo de cadastro é muito questionado, tanto que no Rio Grande do Sul, a Boa Vista, administradora do SCPC deixou de disponibilizar a ferramenta devido a grande quantidade de reclamações e processos na justiça que ela gerou.



O que é o Score de Crédito?

O Score ou Escore é uma ferramenta de análise de crédito utilizada por muitas empresas no Brasil, desde concessionárias de automóveis, bancos, financeiras, etc. Quando você vai fazer um financiamento ou contratar um cartão de crédito, certamente passará pelo cadastro. Embora ele seja utilizado por muitas empresas a sua legalidade ainda vem sendo muito discutida, prova disso é que existem milhares de pessoas que já ganharam processo na justiça contra o cadastro.

O Crédito Score é uma pontuação que vai de 0 (zero) a 1.000 (hum mil), quanto mais baixo for o número (próximo de zero) maior é a probabilidade da pessoa se tornar inadimplente no horizonte de doze meses (segundo o cadastro). Quanto mais próximo de mil, menor a possibilidade da pessoa se tornar inadimplente, consequentemente maior é a sua probabilidade de pagar o financiamento ou bem em dia. A verdade é que pouco se sabe como essa pontuação é atribuída, muitos dizem que ela é gerada de acordo com o histórico de crédito positivo (compras pagas), mas isso ainda não está claro.

Como consultar o Score de Crédito pela internet?

Na internet é possível consultar o seu histórico de crédito no Score, para isso existem vários sites na internet, porém o único que já consultei e considero seguro é o Nacional Consultas www.nacionalconsultas.com.br, uma consulta simples custa R$9,90 e uma completa R$19,90. O pagamento por meio dele é feito através da ferramenta Pagseguro do UOL, que é bastante confiável.

Tome cuidado pois existem muitos outros sites e pessoas na internet prometendo fazer a tal consultar. Muita gente também acaba caindo em golpes na internet de pessoas prometendo aumentar o Score de crédito junto aos órgãos de proteção ao crédito.

Considero esse tipo de pontuação injusta, em uma consulta que fiz o meu resultado foi baixíssimo, tenho um Score de 187 pontos, sendo que sempre paguei minhas contas em dia. Nota: algumas empresas de proteção ao crédito utilizam siglas para definir a confiabilidade, sendo AAA mais confiável e CCC menos confiável.

0 comentários:
Postar um comentário