Pré-autorização de compra no Cartão de Crédito - O que é?

Caso você alugue um carro ou reserve um hotel é muito provável que te solicitem um cartão de crédito para que seja lançado uma pré-autorização de uma compra em seu cartão. O blog finanças recebe com bastante frequência, dúvidas relacionadas a este tipo de cobrança, que é feita tanto no Brasil quanto no exterior. O procedimento é seguro e regulamentado, portanto não há nada ilegal no estabelecimento “bloquear” parte do limite do seu cartão de crédito, está é uma espécie de garantia utilizada pelos estabelecimentos, pois caso o cliente dê qualquer prejuízo ele poderá receba a quantia confirmando a operação no cartão de crédito do cliente.



A pré-autorização é um procedimento em que o estabelecimento ou prestador de serviço realiza a reserva de um valor “x” do cartão de crédito do cliente. Essa pré-autorização serve como garantia a empresa.

Hotéis – Ao reservar um hotel muito provavelmente no momento do Check-in será solicitado um cartão de crédito válido e com limite disponível para caso você dê algum problema ou prejuízo ao estabelecimento hoteleiro durante a sua estadia. Essa pré-autorização serve como garantia, pois caso o hotel tenha algum problema ele poderá confirmar a despesa pré-autorizada e dessa forma garantir o seu pagamento. Vale lembrar que não são todos os lugares que exigem um cartão de crédito no momento do check-in, mas a maioria deles costuma solicitar algum tipo de garantia durante o período de estadia. Caso a reserva do limite tenha sido feita apenas para efeitos de “garantia/seguro” o hotel deverá cancelar a pré-autorização no momento do Check-out.

Aluguel de automóveis – Ao alugar um veículo, a maioria das locadoras solicita um cartão de crédito válido e com o limite disponível para o bloqueio de um valor “X” de seu cartão. Da mesma forma com o que acontece com os hotéis, este valor é utilizado como garantia em caso de prejuízo ou não pagamento da locação. Pois por um determinado período de tempo a empresa pode confirmar a cobrança, lançando dessa forma a despesa no cartão do cliente.

Algumas administradoras de cartões de crédito (exemplo: Itaucard do Itaú) costumam disponibilizar aos seus clientes um serviço que alerta por mensagem SMS quando alguma compra é realizada com o seu cartão. O grande problema é que eles não diferenciam uma compra aprovada de uma pré-autorização, por isso recomendamos entrar em contato com a sua administradora sempre que houver dúvidas se um determinado lançamento foi uma pré-autorização, pré-pagamento ou uma compra confirmada.

0 comentários:
Postar um comentário