BB lança pagamento de compras via smartphone por NFC

O BB trouxe para o Brasil a tecnologia de pagamentos via celular através do NFC, novidade pode  substituir o Cartão de Plástico assim como aconteceu com o cheque.

O Banco do Brasil trouxe para o país um sistema de pagamentos via celular, tecnologia inicialmente está disponível apenas para celulares e smartphones com Android que possuam a tecnologia NFC (Near Fiel Communication). A tecnologia pode substituir o uso do plástico do Cartão de Crédito e dar ainda mais agilidade as transações, uma vez que o processo de compra é feito apenas com a aproximação do aparelho nas máquinas e/ou terminais de cartões de crédito.
Tecnologia NFC já está presente em terminais da Cielo (imagem crédito: Marcelo Casal Jr. / EBC)


Em vez de inserir o cartão na máquina o cliente cadastrado no serviço deverá apenas aproximar o celular do leitor NFC do estabelecimento. Segundo o vice-presidente do Banco do Brasil, a tecnologia NFC já está presente em mais de 70% dos terminais de cartões (maquininhas de cartões), o que poderá favorecer o desenvolvimento do serviço aqui no Brasil. Para se ter uma comparação, nos Estados Unidos apenas 15% das máquinas possuem a tecnologia NFC (Near Fiel Communication).

O serviço funciona por meio do Ourocard-e, que é uma ferramenta de segurança do banco que permite aos clientes a criação de cartões-espelhos do cartão principal. Dessa forma é possível a criação de cartões virtuais para utilização em compras na internet, sites específicos, etc, podendo ser estabelecido o limite, quantidade de transações e habilitação no exterior. A novidade é que agora os cartões virtuais gerados pelo Ourocard-e poderão ser utilizados em estabelecimentos físicos através do smartphone.

Inicialmente a tecnologia estará disponível apenas aos smartphones com sistema operacional Android que seja compatíveis, mas futuramente pode ser estendida para outros sistemas operacionais que possuem a tecnologia de identificação por aproximação. Na fase inicial apenas o Ourocard Visa é compatível com o serviço, mas a partir de Maio todos os cartões ELO serão compatíveis e poderão criar cartões virtuais com o Ourocard-E, e consequentemente também poderão usar o sistema de pagamentos via celular.

O usuário da tecnologia deve proteger o celular com senha, com isso ele evita o uso indevido da ferramenta em caso de perda ou roubo. No momento da compra é necessário realizar o desbloqueio do aparelho através da inserção da senha (ou digital), posteriormente basta aproximar o aparelho celular do terminal NFP.

Se você já tem um smartphone com android compatível com a tecnologia, instale o aplicativo do BB e cadastre seus cartões virtuais através do Ourocard-e.

0 comentários:
Postar um comentário