Como cancelar título de capitalização antes do prazo

Os Títulos de Capitalização são oferecidos o tempo todo ao consumidor, seja no momento da abertura de uma conta bancária, ligação para a central de atendimento do banco, pagamento de uma conta na agência e até mesmo através dos cartões de crédito. Há alguns anos tive a infelicidade de contratar um produto desse pensando que estava comprando um investimento, neste artigo vou falar sobre o processo de cancelamento de um título de capitalização de forma antecipada, isto é, antes da data de vencimento.
Antes de iniciar esse artigo recomendo a leitura da matéria “Vale a pena investir em Títulos de Capitalização?”, aos que não tiverem tempo de ler já adianto que a resposta é NÃO. Isso acontece porque ele não é um investimento, já que rende bem menos do que a poupança e o seu valor será corroído pela infração, além disso a probabilidade de ser contemplado em um sorteio é muito baixa. “É como jogar na Mega-Sena todos os meses porém sem poder escolher os números da sorte”.


Prazo de cancelamento

Ao contratar um título de capitalização o banco já pega uma parte do valor investido para uma chamada “taxa de carregamento”, que é um valor que vai ser utilizado pelo banco para a administração do título e sorteios dos prêmios todos os meses, com isso o valor do seu título é em média 75% do valor que foi pago. Além do banco cobrar essa taxa de carregamento no momento do pagamento, ele também cobra de você uma “multa” caso decida pelo pagamento antecipado, quanto antes você fizer o cancelamento, maior será o seu prejuízo, essa é uma forma para desestimular o consumidor a fazer um cancelamento.

O ideal seria não ter contratado o Título de Capitalização, pois de uma forma ou de outra você já está perdendo dinheiro investindo em um “investimento que não é investimento”, um produto que só se torna vantajoso caso você seja sorteado (o que convenhamos é muito difícil).

Se o cancelamento for efetuado nos primeiros meses a perda do dinheiro pode ser de mais de 50%.

Se você precisa do dinheiro recomendamos que analise quanto tempo falta para o vencimento do título e também qual o prejuízo que você terá no caso do cancelamento antecipado. A partir daí basta entrar em contato com o banco e solicitar o cancelamento e reembolso do valor que foi pago (via telefone, agência ou pela internet), normalmente em alguns dias úteis o valor já fica disponível em sua conta.



Depois dessa esperamos que nunca mais queira contratar um título de capitalização.

Caso você goste de jogar todos os meses o Título de Capitalização pode ser melhor do que usar todo o dinheiro para jogar na Mega-Sena, isso porque ao final do prazo você receberá o dinheiro de volta. Mas tenha em mente que não se investe grandes quantias em títulos de capitalização, pois ele não é um investimento!

Um comentário: