Como suspender pagamentos de Título de Capitalização

O cancelamento de um título de capitalização deve ser solicitado junto ao banco ou financeira com o qual foi contratado, é preciso ficar atento pois em caso de cancelamento antecipado o consumidor não recebe de volta todo o dinheiro que pagou, isso porque a administradora do título de capitalização devolve só um percentual do valor investido, quanto antes ocorrer o resgate menor será o valor a ser recebido. Para receber o valor total do título é necessário aguardar a finalização do período contratado, podendo ser de 12, 24, 36, 48 ou 60 meses.

Como cancelar o pagamento de um Título de Capitalização

A suspensão dos pagamentos de seu título de capitalização pode ser efetuada a qualquer momento, basta entrar em contato com a empresa responsável pela administração e solicitar o cancelamento. A partir daí você não será mais cobrado, e o valor “investido” continuará disponível.

Se quiser receber o dinheiro de volta o consumidor deve solicitar o resgate da capitalização, caso esteja dentro do período de carência a financeira responsável deverá devolver menos do que o valor que foi pago. Se o resgate for efetuado nos primeiros meses, pode-se perder mais de 60% do valor investido dependendo do Título de Capitalização contratado e das condições aplicáveis no momento da contratação.

Esse tipo de “investimento” é oferecido o tempo todo pelos bancos e financeiras e agora os cartões de crédito também tem disponibilizado o produto aos seus clientes. É importante frisar de que a compra de Títulos de Capitalização não pode e não deve ser considerado como um investimento, isso porque ele rende bem menos do que a poupança, perdendo inclusive para a infração.

A capitalização só se torna vantajosa caso o cliente seja contemplado em um sorteio, porém a probabilidade de isso acontecer é baixíssima. Fique atento também a nomenclatura utilizada pelos bancos, alguns costumam chamar esse tipo de produto de PIC, CAP, Títulos da Sorte, etc

0 comentários:
Postar um comentário