Descubra o que é o SCR - Sistema de Crédito

Ao contratar algum produto financeiro pode ser solicitado que você autorize a instituição financeira ou empresa que fará a análise do seu crédito, que ela tenha acesso ao SCR que é o Sistema de Informações de Crédito do Banco Central, mas são poucas as pessoas que sabem qual é a utilidade dessa plataforma e quais informações serão compartilhadas com a financeira que analisará o seu crédito, em virtude disso resolvemos elaborar uma matéria explicando de uma forma bem sucinta como é o funcionamento desse cadastro, pois muita gente acha que ele se trata de uma plataforma de inadimplência, quando na verdade ele armazena os dados positivos ou negativos referentes a concessão de crédito em seu nome.

O SCR – O que é?

O Sistema de Informações de Crédito do Banco Central, mais conhecido pela sigla SCR, é um banco de dados alimentado todos os meses pelos bancos e instituições financeiras, ele tem por objetivo proteger o sistema financeiro nacional, armazenando detalhes sobre débitos de clientes com outras instituições. De maneira prática podemos dizer que ele informa as empresas que tem acesso ao cadastro, que você tem “X” de empréstimos ou financiamentos a pagar.

Informações contidas no cadastro:
  • Empréstimos bancários realizados;
  • Uso de cheque especial;
  • Limite de crédito disponibilizado a você (exemplo, limite do cartão de crédito);
  • Cartões de crédito (incluindo o limite utilizado);
  • Adiantamentos;
  • Operações de arrendamento mercantil;
  • Compromissos de crédito que não são canceláveis;
  • Qualquer outra operação que implique “risco de crédito”

Importante: As empresas só podem consultar o SCR caso você a tenha autorizado, por essa razão ao assinar um contrato, pedir um cartão de crédito ou qualquer outro produto financeiro, pode ser solicitada a sua autorização para consultar o Sistema Nacional de Créditos do Banco Central do Brasil (BCB). O problema é que poucas as pessoas sabem que estão fazendo essa autorização, por essa razão é muito importante ler o contrato ou termo antes de solicitar qualquer produto ou serviço financeiro.

O SCR é importante para as instituições financeiras pois ele ajuda na análise de crédito, uma vez que permite o acesso a todas as informações de crédito de um cliente, bem como as contas bancárias abertas em seu nome.

Por meio do site do Banco Central www.bcb.gov.br é possível que o consumidor consulte o seu histórico no SCR.

Lembre-se: o SCR não é um cadastro de inadimplência, isso porque ele armazena tanto informações positivas quanto negativas referente a liberação de crédito a você. A análise do crédito dependerá sempre da política da empresa, sendo este apenas mais uma ferramenta de análise de risco na concessão de crédito e limites.

0 comentários:
Postar um comentário