Erro faz Compra ser cobrada 2 vezes no Cartão de Crédito

Saiba o que fazer caso uma mesma compra seja cobrada em duplicidade pela administradora de seu cartão de crédito, não pague duas vezes pela mesma compra.

Um problema bastante comum no cartão de crédito é o estabelecimento ou a administradora cobrar uma mesma compra duas vezes, isso pode acontecer em virtude de erro no processamento da transação, normalmente o problema acontece quando a conexão do terminal é interrompida no meio da transação, fazendo com que seja necessário re-inserir a senha, porém a transação anterior já havia sido aprovada.



Tal problema também pode acontecer em compras pela internet, principalmente quando a página apresenta um erro dizendo que a transação não foi aprovada ou quando a conexão é interrompida, dessa forma o cliente tenta realizar o pagamento novamente. Depois de um tempo acaba descobrindo que as duas transações foram aprovadas pela administradora, gerando dessa forma a cobrança duplicada.

Origem do erro – A dica para resolver esse problema é entrar em contato com a administradora para verificar a origem do erro, se ele partiu da administradora ou do estabelecimento. Caso o problema seja apenas um erro de faturamento a administradora poderá remover a cobrança.

Se a compra duplicada for um problema causado pelo estabelecimento e/ou site será necessário entrar em contato com a empresa que fez a cobrança, visto que para a administradora seria como se o cliente tivesse efetuado duas compras, não tendo dessa forma autonomia para o cancelamento de uma despesa.

O estabelecimento deverá realizar o estorno de uma das compras que gerou a duplicidade. O estorno gerará um crédito em sua fatura no exato valor da compra cancelada, dessa forma anulará a cobrança. Mas tenha em mente que o estorno na fatura do cartão de crédito pode demorar até dois ciclos de fatura para ser contabilizado pela sua administradora.

Dica em sites – Ao comprar pela internet é preciso tomar cuidado na hora de efetuar o pagamento para não gerar o pagamento em duplicidade, se a sua conexão cair ou a página apresentar erro durante o processamento da transação, é importante verificar se o pagamento não foi confirmado pela sua administradora antes de tentar novamente, dessa forma é possível evitar que uma mesma compra seja cobrada duas vezes.

A maioria das administradoras disponibiliza um serviço de envio de compras efetuadas por mensagens SMS no celular, se você tiver tal ferramenta ativa será possível descobrir se a compra foi aprovada. O Itaucard e o Banco do Brasil disponibilizam o serviço de alerta por SMS de forma gratuita.

0 comentários:
Postar um comentário