Vale a pena investir em Títulos de Capitalização?

Os títulos de capitalização estão bastante popularizados, grande parte dos brasileiros possuem, pelo menos, um título de capitalização, a maioria das contratações tem sido efetuada no momento da abertura de uma conta bancária ou através de telefone. A modalidade é bastante oferecida pelos bancos de varejo, neste artigo explicamos como eles funcionam e se vale a pena ficar pagando uma mensalidade desse “investimento”. A principal propaganda para vender o produto está nos prêmios, alguns bancos chegam a distribuir mensalmente milhões em prêmios, mas será que isso realmente vale a pena? A resposta é não, mas tire suas próprias conclusões através do post abaixo.


Título de Capitalização não é um investimento!

A primeira questão que queremos abordar nessa matéria é que um Título de Capitalização não pode ser vendido como um investimento, embora isso aconteça muita, para ser ter uma ideia o rendimento de um título pode ser “zero, isso mesmo, após investir por 48, 60 o valor disponibilizado para resgate pode ser o mesmo ou até inferior.

Além disso devemos considerar a perda com a infração, que no Brasil é muito alta.

Para se ter uma ideia a própria Caderneta de Poupança que já é bastante criticada por perder da infração acaba sendo melhor do que investir na poupança, pois na aplicação na poupança pelo menos o seu dinheiro aumenta (embora perca para inflação), já no Título de Capitalização o valor pode ser o mesmo ou até inferior ao aplicado ao final do contrato.

Resgate antecipado é furada!

Ao contratar um título de capitalização fique atento ao prazo de vencimento, há títulos de 24, 36, 48, etc, caso o cliente realize um resgate antes do vencimento ele perderá grande parte do valor aplicado na compra do título (prejuízo), isso porque no resgate antes do vencimento o banco só devolve uma parte do valor.

Comprar um título de capitalização é o mesmo que guardar o seu dinheiro debaixo do colchão achando que está investindo, ao final do prazo o valor acumulado vai ser exatamente o mesmo, porém ele perdeu o poder de compra por conta da infração brasileira.

O Título de Capitalização só é vantajoso caso você seja sorteado, o que é muito difícil pois as chances são baixíssimas. Para quem gosta de apostar o produto pode ser uma boa opção pois você vai participar de sorteios todos os meses e ao final do prazo terá o mesmo valor devolvido. Mas não se engane, Título de Capitalização não é um investimento!

0 comentários:
Postar um comentário