O que é avaliação emergencial de crédito no Cartão?

Saiba o que é a Avaliação Emergencial de Crédito cobrada pelas administradoras de cartões de crédito do Brasil, ela é cobrada sempre que o cliente excede seu limite.

Devido a popularização do uso do Cartão de Crédito no Brasil diversas pessoas já o utilizam como meio de pagamento principal, há também aqueles consumidores que graças ao dinheiro de plástico aboliram o uso do dinheiro em espécie. Em continuação a série de matérias sobre as tarifas cobradas pelos Cartões de Crédito hoje falaremos sobre a TARIFA DE AVALIAÇÃO EMERGENCIAL DE CRÉDITO, ela e cobrada por quase todas as administradoras brasileiras, sendo que o seu valor varia entre R$10,00 e R$60,00 (dependendo da adm).



O que é essa tarifa?
A tarifa de avaliação emergencial de crédito como o próprio nome já indica, é uma tarifa cobrada por uma análise de emergência em seu cartão de crédito, ou seja, quando alguma compra excede o limite de crédito do cartão, a administradora faz uma análise (manual ou automática) para decidir se vai permitir que determinada compra exceda o seu limite.

O cliente tem a opção de manter a função ativa ou desativa, normalmente a opção é perguntada no momento em que o cliente adquire o produto. Mas a qualquer momento o consumidor pode entrar em contato com a administradora para solicitar a ativação ou desativação da Avaliação Emergencial de Crédito.

Essa tarifa pode ser descriminada com outras nomenclaturas, tais como: Tarifa de Excesso de Limite, TAE, AEC, Estouro de Limite, Excesso de Crédito, Análise de risco, etc.

É importante frisar que manter a “Avaliação Emergencial de Crédito” não garante que será possível comprar acima de seu limite, isso porque a administradora fará a análise no momento da compra, tudo dependerá do valor, histórico de pagamento, etc.

Há relatos de clientes que conseguiram comprar muito acima do limite, porém também há casos de clientes que a administradora recusa qualquer compra que exceda o limite de crédito. Portanto é sempre bom ter mais de uma forma de pagamento, já que não é possível prever se uma transação acima do limite será aprovada nesta função.

O Banco Central permite que as administradoras cobrem a Avaliação Emergencial de Crédito apenas uma vez por fatura, mesmo que ocorra mais de um evento não será possível cobrá-la mais de uma vez.

Se você está excedendo o seu limite com frequência, recomendamos que entre em contato com a sua administradora para tentar conseguir um aumento de crédito ou então procure outras administradoras, visto que em um ano essa tarifa pode significar um gasto considerável.

0 comentários:
Postar um comentário