Saiba o que é o Credit Score - ferramenta de análise de risco

A legalidade da pontuação do Score de Crédito (ou Credit Score) é algo que ainda é muito debatido na sociedade, tanto que algumas empresas já chegaram a suspender a divulgação da ferramenta depois de receber muitos processos na justiça de consumidores que se sentiram prejudicado pela ferramenta de análise de crédito.



O Score de Crédito é uma ferramenta de análise de crédito e de risco que é disponibilizado pelas empresas de proteção ao crédito. Ela ajuda as empresas, bancos e financeiras a descobrir qual o grau de risco de determinado consumidor (mesmo que ele não tenha o “nome sujo”).

Como funciona – Cada consumidor recebe uma pontuação que vai de 0 a 1.000 (zero a mil), quanto mais próximo de 1.000 MENOR é o risco que um consumidor representa de se tornar inadimplente. Consequentemente quanto mais próximo de 0 maior é o risco na concessão do crédito.

O grande problema é que não se sabe ao certo como as empresas chegam a determinada pontuação. O que se sabe é que elas podem usar informações negativas, tais como, dívidas vencidas (caducadas), execuções judiciais, protestos, etc. Além disso há um índice por região, dependendo da região que o consumidor mora ele pode apresentar mais risco (de acordo com o histórico de negativações).

Na hora de realizar um financiamento, adquirir um cartão de crédito ou qualquer outro produto ou serviço financeiro, certamente haverá a consulta a pontuação do Crédito Score.

Antes eu nem sabia que esse cadastro existia, só fui descobrir quando fui tentar realizar um financiamento de um automóvel e tive o crédito negado por conta da minha baixa pontuação no Score de Crédito.

Se o consumidor não está acostumado a se endividar (comprar a prazo), certamente terá um score de crédito baixo. A partir do momento que o consumidor começa a conseguir crédito no mercado e vai realizando seus pagamentos sempre em dia, sua pontuação vai aumentando. Então a dica é pagar sempre suas contas em dia que com o decorrer do tempo a pontuação tende a aumentar.

Demorei quase 8 meses para conseguir ter meu crédito aprovado em uma concessionária. O vendedor me explicou que as instituições financeiras levam a pontuação muito a sério, então mesmo que você tenha o nome limpo, é preciso ter uma pontuação acima de 300 (mais isso varia conforme a empresa).

Na minha opinião esse cadastro deveria ser extinto, já que já temos o Cadastro Positivo que apresenta o histórico de pagamento em dia. E você, o que acha do Credit Score?

0 comentários:
Postar um comentário