A maioria não sabe quanto paga de juros no Cartão de Crédito

No Brasil cerca de 96% dos usuários de Cartão de Crédito não sabe quanto a sua administradora cobra de juros, informações foi divulgada essa semana.

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal Meu Bolso Feliz revelou um dado muito preocupante, pois mostrou que a maioria dos usuários de Cartão de Crédito não tem nem ideia do quanto o produto cobra de juros. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (29) foram ouvidos 642 brasileiros, destes 96% não soube dizer quanto paga de juros no seu cartão de crédito.


Atualmente a maioria dos consumidores que encontram-se com o “nome sujo”, isto é, cadastrado nos órgãos de proteção ao crédito são por dívidas contraídas através do Cartão de Crédito. O fato de quase todas as famílias desconhecerem a taxa de juros que é praticada mostra um perigo muito grande, pois atualmente os cartões de crédito são os que possuem a taxa de juros mais alta do mercado, podendo os juros chegar a mais de 300% ao ano.

Hoje o dinheiro de plástico é a principal forma de pagamento para muitos brasileiros, dos 200,4 milhões que moram no país, pelo menos, 52 milhões são usuários de cartões de crédito, sendo que cada um possui na média dois cartões de crédito. A principal vantagem é o fato de não precisar ficar andando com dinheiro na carteira (algo que é perigoso devido ao índice de criminalidade no país), possibilidade de parcelar suas compras (com ou sem juros) e comprar mesmo sem ter dinheiro, pois o cliente pode usar o limite que é disponibilizado por sua administradora.

Como descobrir qual o valor da taxa de juros?
É extremamente importante que o consumidor crie o hábito de verificar quais são as taxas praticadas por sua administradora, a informação de deve constar em sua fatura e também pode ser consultada pela central de atendimento. Além da taxa de juros recomenda-se verificar também qual é o valor da anuidade cobrada, pois em alguns cartões o valor supera os trezentos reais, muita gente nem sabe disso porque o valor é parcelado na própria fatura.

Mínimo e parcelar a fatura jamais! Pague sua fatura sempre até a data de vencimento, evite ao máximo usar as opções de pagamento mínimo e de parcelamento de fatura, a taxa de juros é muito alta.

Fazendo o uso consciente do dinheiro de plástico ele se torna um aliado e não um vilão!

0 comentários:
Postar um comentário