Valor da anuidade dos cartões de crédito aumenta até 136% em 1 ano

As administradoras de cartões de crédito aumentaram o valor da anuidade em até 136% em um ano, essa informação foi revelada por uma pesquisa do Idec.

Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e divulgada nesta quarta-feira (20) revelou que o valor da anuidade subiu até 136% em um ano, tal pesquisa foi realiza de 2014 a 2015 em seis dos maiores bancos do país. O levantamento revela que a maioria das administradoras de cartões de crédito estão aumentando a tarifa acima da infração, muitas vezes o consumidor sequer é comunicado do aumento com antecedência.

Os índices de reajustes são altíssimos e injustificáveis, sendo uma forma para aumentar o lucro das instituições, por essa razão a recomendação é de que o consumidor fique atento ao valor cobrado, já os demais serviços e encargos tiveram um aumento de 75,2% no último ano.

O maior aumento foi nos cartões internacionais, Gold e Platinum, em algumas administradoras o valor da anuidade pode superar os R$600 (seiscentos reais).

Cartões sem anuidade

O resultado da pesquisa é alarmante pois mostra um abuso por parte dos bancos e administradoras de cartões de crédito. A boa notícia é que existem no mercado opções de cartões que não cobram a anuidade, dentre eles podemos citar o Santander Free, Hipercard (Itaú), Cartão Petrobras e Saraiva. Eles oferecem praticamente os mesmos benefícios dos cartões de crédito que possuem a cobrança de anuidade, possibilitando ao consumidor uma grande economia.

As administradoras já lucram com todas as compras realizadas pelo consumidor, isso porque no valor de cada venda o lojista é obrigado a pagar uma porcentagem da compra que varia de 2% a 9% dependendo do acordo com a máquina ou terminal de cartões, por essa razão o pagamento da anuidade é injustificável.

Negocie a anuidade

Caso não queira trocar seu cartão de crédito por um sem anuidade recomendamos que entre em contato com a sua administradora para tentar efetuar uma negociação, muitos clientes ameaçam cancelar e recebem 20%, 50% e até 100% de desconto na anuidade.

O Cartão Santander Free, Petrobras, Saraiva e Hipercard são praticamente os únicos que ainda podem ser contratados sem anuidade. No caso do Free a isenção da anuidade é válida desde que o cliente utilize-o, pelo menos, uma vez por mês em compras de qualquer valor.

0 comentários:
Postar um comentário