Crediário é alternativa para comprar parcelado sem Cartão de Crédito

Quem não tem cartão de crédito pode conseguir comprar parcelado no carnê. Saiba como funciona e como abrir um crediário.

O principal benefício do cartão de crédito é que ele permite o parcelamento de suas compras em praticamente todos os estabelecimentos, quem não o possui acaba comprando apenas à vista. Porém saiba que existe um método bastante antigo que também permite o parcelamento de suas compras (com ou sem entrada), trata-se do Crediário, o popularmente conhecido carnê de loja.


A maioria dos varejistas costumam disponibilizar formas de pagamentos parcelados aos consumidores que não dispõem de um cartão de crédito, dentre elas as mais populares são: Casas Bahia, Magazine Luiza, Eletrosom, Ricardo Eletro, dentro outras redes.

Como abrir um crediário 

A principal característica do crediário é ser facilitado, por conta disso a burocracia costuma ser bem menor do que a exigida para fazer um cartão de crédito através de um banco. Por essa razão não é necessário ter conta em banco e muitas vezes a abertura do carnê pode ser feita sem a comprovação de renda.

O valor liberado para comprar dependerá da análise de risco feita pela loja. É importante que você já faça uma simulação com um vendedor de todos os produtos que deseja adquirir, para que então seja realizada uma análise de crédito.

Os documentos básicos para abertura de um crediário são:

  • Um documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, passaporte, etc)
  • CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de renda (se tiver)
  • Dois telefones de contato para referência pessoal;


A burocracia e a necessidade de documentos adicionais dependerá da loja, mas normalmente ela tende a ser bem menor do que para adquirir um cartão de crédito, visto que o crediário é destinado principalmente a pessoas não bancarizadas, autônomos e profissionais liberais.

Dica: se tiver outros carnês ou cartões de crédito apresente-os pois poderá facilitar a análise de crédito.

Na maioria das lojas não é possível fazer um carnê estando com o nome sujo. Porém algumas pequenas lojas permitem em alguns casos.

0 comentários:
Postar um comentário