Cartão bloqueado por suspeita de fraude

Algumas administradoras costumam bloquear compras por suspeita de fraude sempre que ocorre algum gasto fora da rotina de uso do consumidor, entenda.

Ao realizar uma compra em um estabelecimento ou por meio da internet o consumidor é surpreendido com a mensagem de que a compra foi recusada pela administradora, mesmo tendo limite suficiente para efetuar a transação, tal procedimento é bastante comum e faz parte do processo de segurança dos bancos para prevenir fraudes, sua compra pode ter sido bloqueada por suspeita de fraude. Nesta matéria vamos falar o que isso significa e também como reverter essa situação.
Caso alguma compra saia da rotina de uso, ela pode ser bloqueada temporariamente pela administradora até que ela consiga entrar em contato com o responsável pelo cartão para verificar se foi ele mesmo que tentou efetuar determinada transação, após a confirmação dos dados a compra pode ser liberada, devendo o cliente realizar uma nova tentativa.


Dicas:

  • Ao realizar compras de alto valor (que fuja da sua rotina de gastos) é importante entrar em contato com a administradora para informar, isso pode evitar que a compra seja bloqueada por suspeita de fraude, isso acontece bastante em compras de valor alto.
  • Ao viajar para o exterior não esqueça de informar a administradora. A maioria dos bancos e administradoras só permite a utilização no exterior após o aviso viagem, o cliente precisa informar os países de destino e a data em que pretende ficar fora. Muitos clientes esquecem de fazer o aviso viagem e quando vão para o exterior são surpreendidos com a mensagem de compra recusada.
  • Mantenha sempre seus telefones de contato atualizados junto a administradora. Se uma compra é bloqueada normalmente o departamento de segurança entra em contato imediatamente com o cliente para confirmar a compra, se o seu telefone de contato estiver desatualizado isso dará motivos para que o banco bloqueio temporariamente a utilização de seu cartão de crédito. Então a dica é manter sempre um celular atualizado no cadastro, dessa forma caso esteja em alguma loja e a transação seja recusada, a adm. poderá entrar em contato imediatamente com você.
  • Verifique se o seu limite de crédito é suficiente – Muita gente não possui o hábito de consultar o limite disponível, é importante não tentar efetuar compras a cima do limite pois sua transação pode ser recusada. Então verifique sempre se o limite disponível é suficiente para cobrir o valor da compra.


O bloqueio por suspeita de fraude é algo desagradável mais necessário para a proteção do cliente. Imagine se fosse outra pessoa tentando comprar em seu lugar, isso poderia evitar prejuízos ao titular.

0 comentários:
Postar um comentário