Como funciona a Avaliação Emergencial de Crédito?

Comprar acima do limite no Cartão de Crédito pode ser possível algumas vezes, descubra como funciona a Análise Emergencial de Crédito dos cartões.

A Avaliação Emergencial de Crédito é uma análise de crédito de emergência feita pela administradora sempre que determinada compra excede o limite de crédito do Cartão de Crédito, através dela o banco ou adm. analisa a compra, podendo aprová-la ou recusá-la de acordo com seus critérios. Na prática significa que os clientes que mantém essa opção ativa podem conseguir comprar acima do limite do cartão, mas é importante frisar que não há nenhuma garantia de que compras serão aprovadas acima do limite, isso porque tudo dependerá da análise de crédito da administradora, valor da compra, perfil e histórico do cliente. A seguir explicamos melhor como funciona.


Como funciona

O cliente pode manter a opção “Avaliação Emergencia de Crédito” ativa em seu cartão de crédito. Quando ativa tal função permite que a administradora ou banco responsável pelo cartão, faça uma análise de emergência em todas as transações que excedem o limite de crédito. De forma resumida se gera a “possibilidade” de uma compra ser aprovada acima do limite.

Não há como prever se a compra que excede o limite será aprovada ou recusada pela administradora. Isso porque há pessoas que têm compras que excedem 1 real, recusadas por excesso de limite, assim como existem pessoas que conseguem usar o cartão muitas vezes acima do limite.

Dica: Em vez de comprar acima do limite contando com a “sorte”. Uma dica é entrar em contato com a administradora do Cartão de Crédito com antecedência a compra, informe que deseja realizar uma compra de valor “X” e que ela excederá o seu limite. Às vezes é possível conseguir um aumento de limite temporário para que o titular possa concluir a compra. Salientamos que cada administradora possui critérios próprios com relação a esse tipo de transação, por isso o ideal seria apresentar um comprovante de renda atualizado para que seja feito o aumento de limite permanente.

O Banco Central do Brasil (BCB) permite que as administradoras cobrem uma tarifa pela Avaliação Emergencial de Crédito – também conhecida como tarifa de excesso de limite – cujo valor varia de R$10 a R$50 dependo da administradora, podendo ser cobrado apenas uma única vez no mês (mesmo que haja reincidência).

0 comentários:
Postar um comentário