Como usar o Cartão Múltiplo – Débito e Crédito

Ao abrir uma Conta Bancária a maioria dos correntistas recebe um cartão para movimentar a conta (normalmente de débito), a maioria dos bancos estão adotando o Cartão Múltiplo, que é a junção do Cartão de Débito com o de Crédito, embora esse tipo de plástico seja muito comum, muitos brasileiros ainda não sabem como utilizá-lo, afinal na parte frontal normalmente está escrito “Débito e Crédito”, neste artigo vamos explicar como utilizar cada uma dessas funções e qual a diferença em cada um desses meios de pagamento.


Cartão Múltiplo é Débito e Crédito, já que o plástico possui as duas funções é o cliente que deverá decidir qual função deseja utilizar no momento da compra. Na hora de utilizar o cartão basta informar a opção desejada na hora que for questionado: “Débito ou crédito?”, você detém o poder de decidir em qual função deseja processar a compra, lembre-se que Cartão Múltiplo possui as duas funções.

Função crédito normalmente é bloqueada – Embora o cartão múltiplo tenha tecnologia para a função Débito e Crédito, nem sempre a função é liberada automaticamente, normalmente é necessário que o correntista peça o desbloqueio da função crédito, isso porque ela cobra tarifas de anuidade, além disso é preciso ter limite aprovado com a instituição. Veja abaixo como cada meio de pagamento funciona:

Função Crédito – O Cartão de Crédito permite a realização de compras à vista (sem parcelar) ou parceladas. A principal vantagem é que não é preciso ter dinheiro na conta, pois o valor da compra só deverá ser pago na data de vencimento da fatura. A maioria dos estabelecimentos permite o parcelamento de suas compras em até 12 vezes sem juros.

Função Débito – Já a função débito é diferente, o valor da compra será sempre descontado automaticamente do seu saldo bancário. Por exemplo, se você gastar R$10,00 no mercado, esse valor será automaticamente debitado do saldo da sua conta vinculada ao cartão. Por essa razão não há opção de parcelamento, visto que o valor não é pago por meio de fatura, é como se fosse uma compra à vista (em dinheiro). O limite do Cartão de Débito é normalmente o saldo bancário.

Agora que você já entendeu que o Cartão Múltiplo possui a função crédito e débito e viu como cada uma dessas opções funcionam, decida qual forma de pagamento utilizar no seu dia a dia. A desvantagem do Múltiplo é que caso a função “Crédito” seja ativada, o valor da anuidade costuma ser maior do que um cartão de crédito avulso (sem a função débito).

0 comentários:
Postar um comentário