Comprar no Cartão de Débito cobra alguma tarifa?

O Cartão de Débito é gratuito, ele não cobra nenhuma tarifa para utilização dessa função nos estabelecimentos que aceitam a bandeira, evite sacar, compre no “débito”.

O Cartão de Débito é normalmente vinculado a uma conta-corrente, poupança, salário ou de investimentos, através dele é possível realizar compras em milhares de estabelecimentos através da bandeira. O valor das suas compras é sempre deduzido do seu saldo bancário automaticamente, dessa forma a compra pode ser considerada como à vista, isso porque o dinheiro já sai instantaneamente da sua conta bancária vinculada no momento da compra. A utilização do Cartão de Débito para compras em vez de sacar é gratuita, não cobrando nenhuma tarifa do correntista. Além disso, ao usar a função “débito” você evita que seja consumido a quantidade de saques da sua cesta de serviços (normalmente são apenas 4 saques gratuitos), já o limite para compras não existe, ele dependerá do seu saldo bancário.
Em vez de sacar o cliente pode realizar compra na função "débito" sem nenhum custo. (imagem ilustrativa)


De maneira resumida podemos dizer que comprar no Cartão de Débito é o mesmo do que comprar em dinheiro em espécie, com a diferença que o dinheiro é “virtual”, confira as principais vantagens:

  • Ao utilizar a função débito você evita que sejam consumidos os saques da sua conta;
  • É mais seguro do que andar com dinheiro em espécie, pois o cartão é protegido por senha e caso seja perdido ou roubado você pode ligar para o banco e solicitar o bloqueio do cartão, impedindo a utilização indevida;
  • Você paga a compra incluíndo os centavos – não existe troco em “balinhas”, ao usar o cartão de débito o estabelecimento pode comprar o valor da compra incluindo os centavos. Muito mais justo!
  • Os Cartões de Débito são aceitos em milhões de estabelecimentos em todo o Brasil (também no exterior);
  • Não existe fatura – a sua compra é deduzida do saldo bancário, sendo assim não há endividamento, pois você está lidando com o próprio dinheiro e não o da administradora;
  • Caso a conta seja vinculada a uma poupança o seu dinheiro depositado rende juros;
  • Se precisar de dinheiro em espécie poderá realizar o saque em um Caixa Eletrônico;


Nenhum banco cobra tarifa por realização de compras no “débito”. O que pode acontecer é você ter que pagar anuidade caso seu cartão seja múltiplo, ou seja, débito e crédito no mesmo plástico, entretanto essa tarifa se refere a função “crédito” e não débito.

Uma dica pra quem quer ter um cartão de débito sem custo de manutenção da conta, abra uma conta-salário ou uma poupança, ela é 100% gratuita, através dela você receberá um Cartão de Débito que poderá ser utilizado para movimentar o seu dinheiro.

0 comentários:
Postar um comentário