É possível parcelar compras com Cartão de Débito?

Se você possui um Cartão de Débito, saiba que alguns bancos permitem a realização do parcelamento de suas compras através de uma função chamada CREDIÁRIO, tal serviço normalmente permite o parcelamento em até 48 vezes (com juros), ideal para aquelas pessoas que precisam fazer uma compra de alto valor porém desejam realizar o parcelamento para que a prestação caiba dentro do orçamento familiar. A principal desvantagem é que diferentemente do Cartão de Crédito, o Crediário do Cartão de Débito não permite o parcelamento de suas compras sem incidência de juros, pois ele é uma linha de crédito pessoal (como se fosse um empréstimo).


O serviço de crediário no Cartão de Débito é relativamente novo, ele começou a ser disponibilizado faz alguns anos, trata-se de uma linha de crédito disponibilizada na função débito e que permite o parcelamento de suas compras em estabelecimentos que possuem uma máquina ou terminal compatível e que permitem a utilização do crediário.

O Crediário Eletrônico foi inspirado no tradicional carnê, que ainda hoje é disponibilizado por diversos varejistas como forma de permitir o parcelamento de compras por aquelas pessoas que não possuem Cartão de Crédito. Na prática o crediário é uma espécie de financiamento, a diferença é que a taxa de juros é reduzida, se comparada com os valores cobrados pelos Cartões de Crédito.

Como usar o Crediário do Cartão de Débito

Se você têm um Cartão de Débito ou Múltiplo (débito e crédito), pode utilizar a função Crediário caso possua um limite pré-aprovado. Cada instituição adota um nome diferente para essa função veja:

  • Crediário Bradesco;
  • BB Crediário (Banco do Brasil);
  • Crediário Caixa Fácil (Caixa Econômica Federal);
  • Crediário Automático (Itaú);
  • Crediário Santander;


Caso queira utilizar a função crediário o primeiro passo é consultar o seu banco para verificar se você têm algum limite disponível nessa função e qual o valor. Verificado o limite basta procurar um estabelecimento que possua uma máquina compatível com a função, no momento do pagamento o usuário deve informar que deseja realizar a transação na função “crediário”, pois normalmente os estabelecimentos oferecem apenas a opção “Débito e Crédito”, entretanto a função crediário está disponível na maioria das máquinas e terminais de cartões.

Fique atento ao valor das taxas de juros cobradas no momento da contratação, quando mais parceladas, mais caros tende a sair o financiamento.

No momento da contratação da linha de crédito é possível consultar a taxa de juros e o custo efetivo total antes de concretizar a transação.

0 comentários:
Postar um comentário