MasterCard quer substituir senha de cartão por selfie

A MasterCard começará a testar nos Estados Unidos uma tecnologia que substitui a senha do Cartão de Crédito por uma selfie instantânea. O sistema usa tecnologia de reconhecimento facial.

A MasterCard está engajada no lançamento de uma nova tecnologia para aprovação de compras nos cartões de crédito voltada principalmente aos mais jovens. Por meio de uma selfie – foto instantânea – será possível confirmar uma compra, comprovando a sua identidade na hora da compra. A tecnologia que usa recursos avançados de identificação facial vai começar a ser testada inicialmente nos Estados Unidos, no balcão da compra no momento do pagamento após o processamento da compra o atendente pedirá que o cliente tire uma selfie pelo smartphone para validar a transação em vez de digitar a senha.


Para a implementação da tecnologia a MasterCard argumenta que é muito mais fácil para o consumidor tirar uma selfie do que lembrar de uma senha. Além disso um moderno sistema de identificação fácil vai garantir que apenas o próprio titular do cartão de crédito consiga realizar a compra, impedindo a utilização indevida por terceiros.

A nova tecnologia deve estar disponível nos Estados Unidos a partir de Setembro de 2015, inicialmente poderá ser utilizada apenas em fase de teste mediante cadastro. O interessado precisará baixar um aplicativo da MasterCard (ainda não disponibilizado), segundo a bandeira deverá também ser oferecida a opção de validação de compra por meio da biometria (impressão digital), nos modelos compatíveis com tal tecnologia.

Segundo os desenvolvedores da tecnologia a inspiração veio da Apple que mudou o mercado oferecendo um sistema de validação de transação por meio da identificação biometrica (Apple Pay) em seus dispositivos. A geração Y está acostumada a tirar selfies, por isso os desenvolvedores acreditam que o público deve ser bem receptivo a nova tecnologia, é um elemento de segurança importante para validar a compra.

Com a selfie deverá ser uma foto instantânea tirada pelo próprio app da MasterCard o sistema deve impedir que sejam utilizadas fotografias ou imagens do titular do cartão de crédito para fraudar o sistema. Por meio da tecnologia de reconhecimento facial serão analisados diversos pontos na face do usuário, de modo que seja possível a comprovação da sua identidade.

0 comentários:
Postar um comentário