O que significa D+0, D+1 e D+2?

Saiba o significado de D+0, D+1 e D+2. Tal nomenclatura é bastante utilizada para apresentar o prazo de liquidação de um serviço financeiro, Dia Útil+.

Os prazos de compensação bancária variam de acordo com o tipo de serviço utilizado. Nesta matéria falaremos sobre o D+0, D+1, D+2 e assim por diante. A sigla significa o prazo que o dinheiro estará disponível em sua conta ou que a transação será efetivada pela instituição financeira, sendo muito comum nos fundos de investimentos, principalmente no que se refere a aplicação e ao resgate. É importante saber o que cada nomenclatura significa, isso porque caso você precise do dinheiro em uma emergência poderá demorar um tempo maior para reaver o dinheiro, confira abaixo como funciona.


O que significa D+0?

O termo D+0 significa Dia+Zero, ou seja, a transação será liquidada no mesmo dia. Digamos que você tenha um investimento cujo resgate seja D+0, isso significa que em caso de solicitação de resgate o dinheiro é disponibilizado em sua conta no mesmo dia da solicitação (desde que respeitado os horários para aplicação e/ou resgate).

As transferências bancárias para contas da mesma instituição, depósitos na boca do caixa, TED e saques são consideradas transações D+0, isso porque a solicitação é processada no mesmo dia da solicitação – normalmente ocorre instantaneamente.

O que significa D+1

Partindo do princípio que D+0 significa Dia+Zero, então D+1 significa DIA+UM, ou seja, a transação será processada no dia útil seguinte ao da solicitação. Vamos a um exemplo para facilitar o entendimento:

Exemplo: João têm R$ 1 mil investido em um fundo de investimentos com resgate D+1, isso significa que em caso de saque o dinheiro não é disponibilizado no mesmo dia, apenas no dia útil seguinte ao da solicitação. Então se João solicitar o resgate na Segunda-feira, muito provavelmente o dinheiro só estará disponível em sua conta na terça-feira (Dia Útil + Um).

O que significa D+2

D+2 é Dia Útil + Dois, ou seja, a sua solicitação não é processada no mesmo dia, ela só será liquidada dois dias úteis após a solicitação, confira um exemplo:

Exemplo: Pedro investiu R$ 5 mil em um fundo de investimento D+2. Em caso de resgate o dinheiro só é liberado dois dias úteis após a solicitação. Digamos que Pedro solicite o resgate na segunda-feira, então o dinheiro só estará disponível na quarta-feira (levando em consideração apenas os dias úteis).

Agora que você entendeu o que é D+0, D+1 e D+2 fica muito mais fácil entender o significado de D+3, D+4, D+5, etc. Lembre-se Dia Útil+X.

0 comentários:
Postar um comentário