Principais razões para devolução de uma transferência via DOC ou TED

A devolução de uma transferência interbancária via DOC (Documento de Ordem de Crédito) ou TED (Transferência Eletrônica Disponível) pode ser originada por diversas razões (motivos). Quando ocorre um problema como o envio da transferência o dinheiro é devolvido na conta do remetente, o motivo da devolução pode ser consultado no extrato bancário, neste artigo vamos falar sobre os principais motivos que levam a devolução de uma transferência interbancária, saiba também como corrigir esse problema para que consiga concluir a transação.


Dados incorretos ou incompletos

O principal motivo para a devolução de uma transferência bancária é divergência de dados, ao realizar uma transferência é necessário que o responsável pelo envio informe número da conta, agência, tipo de conta (corrente ou poupança) e o CPF (Cadastro de Pessoa Física) da pessoa que receberá a quantia informada. Qualquer divergência nessas informações podem gerar a devolução de um DOC ou de uma TED.

Verifique junto ao titular responsável pela conta se os dados informados estão corretos, provavelmente haverá algum erro nessas informações:

  • Número da agência;
  • Número da conta;
  • Tipo de conta (conta corrente ou poupança);
  • Conta Individual ou conjunta;
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física) do titular da conta de destino;
Código Motivo da devolução
40 Moeda informada é inválida para a conta destino
51 Divergência no valor recebido
52 Recebimento enviado fora do prazo
53 Apresentação indevida
54 Ausência ou irregularidade na compensação
55 Ausência ou irregularidade na compensação eletrônica
56 Transferência insuficiente para finalidade de DOC
57 Divergência ou não preenchimento de informações obrigatórias (CPF/CNPJ, nome completo, etc)
58 Crédito destinado à conta poupança
59 Ausência do motivo do envio (Natureza ou finalidade da Operação)
61 Papel não-compensável
62 DOC D com divergência no número do CPF/CNPJ
63 Registro Inconsistente
64 Arquivo lógico não-processado
66 DOC D de conta individual para conta conjunto (ou vice-versa)
67 DOC D sem indicação do tipo de conta debitada ou creditada
68 DOC E conta com titularidade diferente



Muitas vezes a pessoa acaba pedindo pra depositar o dinheiro na conta de terceiros, entretanto informa o próprio CPF, com isso ocorrerá a devolução da transferência interbancária, visto que o documento informado não é do titular de determinada conta.

Motivo da transferência

No momento da transferência é obrigatório que o interessado informe o motivo da transferência daquela determinada quantia, essa informação é exigida pelo Banco Central do Brasil, caso o cliente não a informe, a transferência será cancelada pelo banco recebedor, visto que está incompleta.

Conta bloqueada

Se a conta recebedora estiver bloqueada não será possível que a transferência do valor seja concluída, visto que conta bloqueada significa inativa para depósitos. A conta salário é um tipo de conta que não recebe DOC ou TED, visto que ela só aceita pagamentos do empregador, portanto nunca tente transferir dinheiro para uma conta salário, pois certamente o valor será devolvido pelo banco.

Poupança – Não são todos os bancos que aceitam transferência (DOC e TED) para conta poupança, então verifique se o banco destino recebe esse tipo de transação caso o montante seja transferido para uma caderneta de poupança.

Reembolso da tarifa

Caso uma transferência seja cancelada, ou seja, o dinheiro tenha sido devolvido na sua conta, o valor da tarifa de envio do DOC ou TED não será estornado na sua conta. O motivo da não devolução da tarifa de envio é porque houve uma tentativa do banco de efetuar a transferência, entretanto por divergência nas informações a transação não pode ser concluída.

É importante conferir atentamente todos os dados antes de efetuar uma transferência, do contrário você corre o risco de ter o TED/DOC devolvido.

O prazo para devolução de um DOC (Documento de Ordem de Crédito) caso tenha digitado alguma informação incorreta é de até, dois dias úteis (mesmo prazo da compensação). Já a TED (Transferência Eletrônica Disponível) é devolvida em no máximo trinta minutos, caso seja enviada dentro do expediente bancário.

0 comentários:
Postar um comentário