Como tirar a 2ª via do CPF passo a passo pela internet

Caso tenha perdido o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) saiba que o procedimento para obtenção de uma segunda via está muito mais fácil, já não é mais preciso comparecer a Receita Federal ou agência dos Correios, isso porque todo o procedimento pode ser realizado online. O cidadão poderá imprimir o cartão do Cadastro de Pessoa Física de qualquer computador com acesso à internet, o melhor de tudo é que a solicitação online da 2ª via é totalmente gratuito, tendo a mesma validade do documento emitido presencialmente, contando inclusive com um mecanismo de checagem de autenticidade através de um código de validação.


O CPF é o Cadastro de Pessoa Física, ele é emitido pela Receita Federal do Brasil (RFB) a todo e qualquer cidadão interessado – seja ele brasileiro ou estrangeiro – por meio dele é possível adquirir produtos e serviços financeiros no Brasil, sem ele é impossível abrir uma conta em banco, solicitar cartões de crédito, fazer matrículas em universidades, etc. O documento é composto de uma numeração de onze dígitos, sendo apresentado no seguinte formado 123.456.789-00 (os dois últimos dígitos são verificadores).

O Cartão Azul do CPF não é mais emitido, ele foi substituído pelo comprovante de inscrição de Pessoa Física (PF), dessa forma a sua emissão ficou muito mais simples, pois o cidadão pode obter uma segunda via sempre que necessário pela internet. Abaixo explicamos passo a passo como gerar uma segunda via do documento pela internet:

Segunda via do CPF para quem não declara Imposto de Renda

Se você é isento e não declara o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) então a emissão da 2ª via do CPF deve ser realizada pelo Portal da Receita Federal. Acesse o site a página de Impressão do Comprovante de Inscrição no CPF. O procedimento é bastante simples, ao acessar a página informe os seguintes dados no formulário: Número do CPF (1), nome completo (2), data de nascimento (3), nome completo da mãe (4) e o Título de Eleitor (5). Para finalizar a sua consulta selecione o botão “enviar”, veja a imagem abaixo para facilitar a localização.

Feito isso o Comprovante de Inscrição no CPF deve ser gerado, imprima-o ou salve em seu computador.

2ª via do CPF para quem declara imposto de renda

Aqueles que declaram o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) não conseguirão realizar a emissão da segunda via do Cadastro de Pessoa Física utilizando o procedimento mencionado acima, por questões de segurança a 2ª via deve ser expedida pelo Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal). Felizmente o processo é bastante simples e intuitivo, veja:

Acesse o e-CAC, informe os 11 números do CPF, código de acesso e senha. Caso ainda não possua código de acesse e senha basta realizar o seu cadastro gratuitamente seguindo as instruções daqui ou clique em “Saiba como gerar o código de acesso” disponível na tela de login do eCac.

Na próxima tela basta seguir as opções: Cadastros > Comprovante de Inscrição no CPF


Pronto! O comprovante do seu CPF deverá ser gerado, aí é só imprimir ou salvar em seu computador para posterior impressão. Observe que o documento tem um código de controle, por meio dele qualquer pessoa poderá checar a sua autenticidade no site da Receita Federal, garantindo a segurança do documento.



0 comentários:
Postar um comentário