Bradesco está substituindo cartões por bandeira ELO

O Banco Bradesco está substituído cartões no fim da validade pela bandeira ELO sem avisar os clientes com antecedência. Saiba como pedir a volta para o VISA ou MasterCard.

O Bradesco está substituindo o Cartão de Débito e Crédito de alguns clientes pela bandeira ELO, bandeira essa que foi criada pela própria instituição em parceria com a Caixa e o Banco do Brasil. Entretanto isso está desagradando muitos clientes, pois a bandeira Elo é nacional e não possui a mesma aceitação do Visa ou do MasterCard. O grande problema é que q substituição de bandeira está acontecendo sem aviso prévio, muitas vezes o cliente é surpreendido com o novo cartão no momento da renovação por término da validade do plástico anterior.


Foi o que aconteceu comigo, após o fim da validade de um cartão múltiplo (débito e crédito) da bandeira VISA, recebi em minha casa um novo cartão, trata-se de um Elo. O problema foi na hora de utilizar, muitos estabelecimentos não aceitavam o cartão, pois ele só passa em máquinas ou terminais da empresa Cielo. Diante disso me senti lesado e resolvi reclamar com o banco, felizmente após reclamação no SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) e Ouvidoria, tive meu cartão de crédito substituído pela bandeira VISA.

A bandeira Elo está ampliando a sua aceitação, hoje já são milhares de estabelecimentos credenciados, inclusive nas compras pela internet. Mas o problema é que a bandeira VISA ou MasterCard é aceita em praticamente todos os estabelecimentos, já o Elo apenas nos lugares que tem máquinas da Cielo.

Em máquinas da Rede (antiga Redecard), Getnet e outras empresas, o cartão não passa! Diante disso o consumidor acaba obrigado a pagar em dinheiro caso não tenha outra opção de pagamento ou então fazer um saque em um caixa eletrônico, algo que não é nada prático para os usuários de cartões.

Como trocar a bandeira ELO por VISA

Caso a sua bandeira tenha sido substituída pela versão brasileira, saiba que a troca deverá ser solicitada junto ao banco emissor, no caso o Bradesco. O ideal é que você entre em contato com o gerente da conta e verifique a possibilidade de voltar a sua bandeira antiga.

Infelizmente nem sempre as solicitações serão atendidas. Quando pedi para meu gerente a resposta foi negativa, mesmo assim não desisti, reclamei no SAC e Ouvidoria, com isso consegui a troca, do contrário estava disposto até a recorrer ao Banco Central.

Logicamente que os bancos optam por emitir cartões nas bandeiras que lhe proporcionam maior lucro, entretanto não acho justo ter um cartão substituído sem prévio aviso. Afinal a troca implica da rede de aceitação, querendo ou não a pessoa ficará impedida de comprar em diversos estabelecimentos no qual já estava acostumada a comprar com o VISA ou MasterCard.

Os bancos afirmam que a criação da bandeira nacional é uma tendência no país. De fato é, tanto que até o Itaú lançou uma bandeira brasileira denominada Hiper.

A única vantagem que vejo no Elo é que a anuidade é muito mais fácil de se negociar. Quando ameacei cancelar, de cara já ganhei a isenção da anuidade por um ano.

E você, vai trocar ou continuar usando um cartão com a bandeira Elo?

0 comentários:
Postar um comentário