Extrato do INSS para Imposto de Renda pode ser emitido pela internet

O INSS disponibiliza na internet o extrato detalhado de benefícios para que os segurados informem o valor recebido para a Receita Federal através do Imposto de Renda (IR).

Quem declara o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) precisa ficar atento para não esquecer de declarar nenhum rendimento, do contrário poderá cair na malha fina, visto que a Receita Federal possui modernos sistemas de cruzamento dos dados. Caso seja beneficiário do INSS ou tenha recebido benefício no ano-base, é importante que solicite a Previdência Social o Extrato para IR, tal documento facilita o preenchimento do imposto de renda pois descreve detalhadamente todos os rendimentos recebidos no calendário de apuração.


Felizmente o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está facilitando a vida da população, já não é mais necessário ir até uma agência para conseguir o documento, isso porque o extrato está disponível através da internet. O segurado/beneficiário pode emitir online de forma simples, sem que seja necessário realizar cadastro.

Como emitir

A emissão deve ser feita pelo site www5.dataprev.gov.br/irpf01, para obtenção basta preencher os seguintes dados:

  • Ano Calendário;
  • Número do benefício;
  • Data de Nascimento;
  • Nome do beneficiário;
  • CPF (cadastro de pessoa física);

Extrato do IR do INSS pode ser emitido pela internet

O ano-calendário é a data de apuração do extrato que deseja (conforme o IR desejado). Lembre-se de que o documento é disponibilizado até o mês de março de cada ano, sempre com relação ao ano anterior. Exemplo: no IR de 2015 deve informar os rendimentos de 2014; no IR de 2016 devem ser informados os rendimentos de 2015, e assim em diante.

Após o preenchimento dessas informações o sistema localizará o seu cadastro, será disponibilizado um extrato detalhado com todo o valor recebido do INSS no período de apuração do Imposto de Renda. Com o extrato em mãos ficará muito mais fácil prestar contas ao leão.

Caso prefira a emissão presencial entre em contato com o Disque Previdência através do 135, lá poderá ser verifica a possibilidade de envio do documento para o seu endereço de correspondência cadastrado junto ao INSS ou então o agendamento do atendimento em uma agência mais próxima de sua residência.

Nota: a emissão do comprovante de rendimentos é gratuita, podendo o solicitante optar por receber o documento impresso (via correios), online (através da internet) ou ainda diretamente em uma agência da Previdência Social (INSS).

0 comentários:
Postar um comentário