Quanto tempo demora para um estorno ser processado na fatura?

Para cancelar uma compra realizada com cartão de crédito é preciso realizar um procedimento chamado de estorno, que nada mais é do que a devolução do valor pago com o cartão em forma de crédito em sua fatura, anulando dessa forma a compra. O grande problema do estorno é que ele não acontece de forma instantânea, muitas empresas podem demorar mais de dois meses para lançar o valor na fatura do cliente, neste artigo explicamos de uma forma bem detalhada como funciona e quanto tempo demora para que uma solicitação de estorno seja processada.


O pedido do estorno deve ser realizado junto ao estabelecimento no qual a transação foi realizada, ele deverá pedir o cancelamento daquela compra junto a máquina ou terminal utilizado. Apenas o estabelecimento no qual a compra foi realizada tem autonomia para fazer o cancelamento da compra, isso porque compras com cartões de crédito são consideradas como “à vista”, portanto a administradora não pode deixar de honrar seus compromissos com o estabelecimento, dessa forma caso o logista queira fazer o cancelamento da compra ele deverá lançar o mesmo valor na fatura do cliente, dessa forma a cobrança será anulada.

Quanto tempo demora?
Após realizar o estorno pode demorar até duas faturas para que a solicitação seja processada. Essa demora acontece por um motivo simples, após pedir o estorno o valor demora até 15 dias úteis para ser enviado a administradora, caso a fatura do cliente já esteja fechada o crédito do estorno só será lançado na fatura subsequente a solicitação. Parece complicado né? Veja abaixo um exemplo para entender melhor:

Exemplo:
A compra foi feita no dia 01
O estorno foi solicitado no dia 02
O vencimento do cartão do cliente é dia: 13
O fechamento da fatura ocorre no dia 02

Neste primeiro exemplo a compra foi feita no dia 01, porém o estorno só foi solicitado no dia 02, dia que a fatura do cliente já estava fechada. Com isso o crédito do estorno não virá nessa fatura, pois ela já está fechada, ele só virá na fatura subsequente a solicitação.

Se o estabelecimento não conseguir estornar a compra cancelado a tempo suficiente da fatura ser fechada a compra virá na fatura do cliente para pagar. Porém na fatura seguinte o valor pago indevidamente (valor da compra cancelada) ficará disponível em forma de crédito.

0 comentários:
Postar um comentário