3 tipos de ligações que empresas de cobrança fazem

Se você está devendo, prepare-se para receber uma enxurrada de ligações e correspondências. As empresas de cobrança estão intensificando as cobranças, muitas delas têm até usado sistemas eletrônicos para ligar para os números para descobrir se ele é válido e qual o melhor horário para que um atendente de cobrança complete a ligação. Neste artigo falamos sobre os três tipos de ligações que o devedor pode eventualmente receber.


Em tempos de crise as empresas de cobrança nunca fizeram tantas ligações. O número de inadimplentes têm aumentado consideravelmente.

Ligações por “robôs”

Imagine você receber uma ligação perguntando “Alô, está me ouvindo?”, logo em seguida a ligação cai. Pois essa é uma nova ferramenta das operadoras e empresas de cobrança para descobrir se um número é válido ou não. Um sistema automático faz esse tipo de ligação em diversos horários, com isso ele consegue descobrir qual é o melhor horário para falar contigo, posteriormente o seu número é repassado para um atendente de telemarketing ou de cobrança que entra em contato.

Quando o robô liga pra você (modo grosseiro de dizer, rsrs), ele identifica a sua voz (que uma pessoa atendeu), com isso consegue descobrir que tal número é válido e qual o horário que você costuma atender as ligações. Com essa informação o departamento de cobrança e de telemarketing evita que os atendentes “percam tempo” descobrindo se os números são válidos e quais horários o consumidor atende a chamada.

A maioria dos que usam esse sistema são empresas de cobrança. O objetivo principal da ferramenta é descobrir se o número de telefone e válido e qual o horário que a pessoa costuma atender a ligação.
É muito difícil descobrir o uso desse sistema, isso porque na maioria das vezes a gravação parece de uma pessoa de verdade. Há relatos de gravações do tipo com ligações de senhores de idade, que pedem para que a pessoa fale mais alto. Então é difícil identificar quando uma chamada é falsa, ou seja, que não é um ser humano que está ligando pra você e sim uma máquina!

Ligação eletrônica

Uma gravação liga para o cliente que está com alguma dívida com frequência. Normalmente na chamada uma gravação eletrônica informa que não identificou o pagamento de sua conta/fatura e pede para que entre em contato com a empresa.

Esse tipo de cobrança é um dos mais chatos, isso porque eles ligam com regularidade. Muitas vezes eles acabam mandando esse tipo de cobrança para pessoa errada, como você não tem uma opção para falar com um atendente acaba recebendo a cobrança de forma intensiva.

Se a ligação de cobrança informa o nome de uma empresa, a dica é entrar em contato com ela ou então procurar o Procon. Porém é importante lembrar que as empresas possuem o direito de cobrar dívidas de seus clientes, contudo, a cobrança jamais poderá expor o consumidor ao ridículo!

Atendente de cobrança

Esse tipo de ligação é a mais desconfortável de receber. Um atendente de cobrança liga para negociar a dívida. O grande problema é que muitos são insistentes, se você tiver em um local com outras pessoas acaba ficando difícil não deixar transparecer que aquilo é uma ligação de cobrança.

Infelizmente algumas empresas de cobrança chegam a ligar para amigos e familiares do devedor para constrangê-lo, pois saiba que isso é ilegal, poderá até gerar indenização. A empresa jamais poderá constranger o consumidor que deve, dever não é crime! A dívida é um assunto que interessa apenas ao cliente, não devendo ser repassado a terceiros.

0 comentários:
Postar um comentário