Juros médio do Cartão de Crédito atinge 410% ao ano

Segundo divulgado pelo Banco Central do Brasil (BCB) nesta terça-feira (27) os juros do crédito rotativo do cartão de crédito superou a marca dos 410% ao ano. Outra dado divulgado é o aumento na taxa de juros do cheque especial, a média de juros atingiu esse mês o maior patamar em 20 anos. Lembrando que essa taxa (410%) é a média registrada, pois já há administradoras cobrando absurdos 800% ao ano no rotativo do cartão de crédito.



O rotativo do cartão de crédito é uma modalidade de juros cobrada no cartão sempre que o cliente atrasa o pagamento da fatura ou faz um pagamento mínimo. Essa modalidade é a principal razão de endividamento dos consumidores, pois qualquer dívida com um juros alto desse pode se transformar em “impagável”.

Só pra ter uma ideia, uma dívida de R$ 1 mil pode se transformar em mais de R$ 8 mil em apenas um ano. Se você está acostumado a efetuar o pagamento mínimo do cartão de crédito e bom fazer os cálculos e ver quanto você está perdendo todos os meses com o pagamento de juros.

Segundo a autoridade monetária a média de juros do Cartão de Crédito atingiram exatos 414,3% ao ano. Sendo portanto a modalidade com a maior taxa de juros do país, superando inclusive a taxa do cheque especial, cuja média está em 263,7% ao ano.

Dicas:

  • Pagar sempre o valor total da fatura;
  • Não entrar no cheque especial;
  • Caso não tenha dinheiro suficiente para pagar o total da fatura procure um empréstimo mais barato para a quitação da dívida. Caso não tenha escolha, procure efetuar o pagamento do valor máximo entre o mínimo e o total da fatura;
  • Pagar a fatura sempre até a data do vencimento;
  • Nunca gastar mais do que pode pagar;


Caso esteja endividado no cartão de crédito a nossa recomendação é que entre em contato com a administradora e peça o cancelamento do cartão. Com o produto cancelado fica mais fácil negociar as suas dívidas, isso porque será possível parcelar todos os débitos com a administradora – e não apenas a fatura atual – com isso se consegue normalmente uma melhor taxa de juros, pois a pessoa de certa forma “foge” dos juros do rotativo do cartão de crédito.

0 comentários:
Postar um comentário